segunda-feira, 18 de março de 2024

O despertar do Psyklop.


Roteiro: Harlan Ellison e Roy Thomas.

Arte: Sal Buscema.

Nanquins: Jim Mooney.

Cores: Não creditado.

Letras: Shelly Leferman.

Editor: Stan Lee.


"O despertar do Psyklop!" Um monstro do além do tempo e do espaço - o encarceramento final do Hulk - E a mais misteriosa guerra dos mundos deste lado de H. P. Lovecraft! Tipo estranho!


Com a ajuda de Reed Richards e Charles Xavier, os militares conseguiram capturar o Hulk com um dispositivo especial que incapacita o bruto. Quando o Hulk for finalmente nocauteado, eles pretendem selá-lo em uma câmara que o manteria constantemente sedado com gases indutores de coma. Com o Hulk finalmente nocauteado, os militares começam a avançar e recolher o monstro inconsciente.

Enquanto isso, os Vingadores Golias, Homem de Ferro e Thor se juntaram ao Capitão América e seu parceiro, o Falcão, em sua missão em uma ilha no Pacífico. O que os trouxe até lá foram acontecimentos que aconteceram dias antes: quando o Falcão fica preocupado com um amigo que deveria vir de Nova Orleans para uma visita, e não apareceu. Viajando para lá, eles rastreiam o amigo de Sam até uma cerimônia de vodu que acontece nas profundezas dos pântanos, onde os praticantes demonstram adoração aos Deuses Negros. Lutando contra o culto vodu, eles descobrem que o amigo de Sam está entre eles, e tudo o que ele diz repetidamente é a localização da ilha em latitude e longitude. Retornando a Nova York, a dupla recruta os colegas Vingadores de Cap para ajudá-los a investigar, embora Pantera Negra, Visão, Feiticeira Escarlate e Mercúrio optem por ficar para trás para cuidar de outros assuntos. Na ilha, os Vingadores tropeçam em uma estátua gigantesca de algum demônio antigo.

De volta aos Estados Unidos, enquanto Reed Richards se prepara para colocar o Hulk em um contêiner especialmente feito, ele fica chocado ao ver o gigante se teletransportar de repente. O Hulk foi transportado para um laboratório secreto na mesma ilha que os Vingadores estão explorando por uma criatura chamada Psyklop. Psyklop é membro de uma antiga raça insectóide que existiu antes do homem e adora os Deuses Negros, na esperança de dominar o mundo para eles.

Enquanto os Vingadores se deparam com um monstro estranho na superfície, Psyklop se prepara para reduzir o tamanho do Hulk, na esperança de usar seu corpo como fonte de energia para invocar os Deuses Negros. Os Vingadores, tendo lutado contra o monstro do lado de fora, invadem o laboratório e começam a lutar contra Psyklop. Durante a luta, o Hulk é deixado sozinho, e o raio de encolhimento direcionado a ele faz com que ele encolha tanto que ele desaparece de vista. Furioso por perder o Hulk, Psyklop usa um dispositivo de teletransporte para enviar os Vingadores de volta a Nova York. O grupo se materializa no meio do metrô sem nenhuma lembrança da batalha que acabaram de travar.

O destino do Hulk continua em Incredible Hulk #140...


Curiosidades.


O escritor de ficção científica Harlan Ellison escreveu esta edição e recebeu uma sinopse de capa muito incomum para a época.

Esta edição é parcialmente influenciada por temas criados por  H.P. Lovecraft e os  mitos de Cthulhu como um todo:
A citação da primeira página é da obra "O Chamado de Cthulhu".
A interrupção dos policiais (acompanhados dos Vingadores) da cerimônia de "vodu" no bayou dedicado aos deuses negros é presumivelmente inspirada em uma cena de "O Chamado de Cthulhu". A antiga raça pré-humana de Psyklop que adora deuses negros é presumivelmente baseada em pessoas como os Abissais e os Homens-Serpente.
lesma gigante é estabelecida como originada da Lemúria.

A frase "você tem uma garganta - e pode gritar!" é uma autorreferência ao conto de Ellison, vencedor do Prêmio Hugo, "I Have No Mouth, and I Must Scream".

A referência do Homem de Ferro a ver uma vez "um layout como este... em uma revista de quadrinhos no final de um túnel de metrô abandonado" é provavelmente uma referência à história de origem do super-herói da Fawcett Comics, Capitão Marvel (também conhecido como Shazam) de Whiz Comics Vol 1 2. Nessa edição, o jornaleiro sem-teto Billy Batson ganha o alter ego do Capitão Marvel depois de seguir um estranho misterioso até o fim de um túnel de metrô abandonado, onde ele encontra sete estatutos representando os "Sete Inimigos Mortais do Homem."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.