Roteiro: Bill Mantlo.
Arte: Sal Buscema.
Nanquins: Sal Buscema.
Cores: Ben Sean.
Letras: John Costanza.
Editor: Al Milgrom.
Encolhendo-se no Microverso, o Hulk está em uma missão para devolver o corpo de sua falecida amada, Jarella, ao seu mundo natal, K'ai. O Hulk chega e se encontra no deserto árido de um planeta e se pergunta se ele poderia estar no planeta mundo. De repente, ele ouve a linguagem familiar do povo de Jarella e que eles estão em perigo. Deixando o corpo de Jarella para trás, o Hulk vai ao som da comoção e vê o povo de K'ai, reduzido a selvagens primitivos, não conseguindo se defender de uma enorme criatura parecida com um dragão. O Hulk subjuga facilmente a criatura e logo é aplaudido pelos seguidores de Jarella. O Hulk ordena que eles recuem e salta para longe, retornando momentos depois com o corpo de Jarella para mostrar que sua rainha está morta. A essa altura, o Panteão dos Feiticeiros saiu de sua caverna e usou sua magia cada vez menor para restaurar a capacidade do Hulk de entender sua linguagem.
Enquanto o povo de K'ai prepara o corpo de Jarella para um funeral, Torla do Panteão diz ao Hulk que imaginou que sua rainha havia morrido. Quando Hulk pergunta o que aconteceu com K'ai, o feiticeiro explica que quando Jarella e o Hulk foram puxados para a Terra, isso causou uma reviravolta que fez o planeta K'ai girar para longe de seu sol, matando grande parte da vida vegetal e dos animais de seu mundo. Com seu planeta em ruínas, o povo de K'ai foi forçado a viver como nômades, afastando os animais sobreviventes deste mundo que os procuravam como fonte de alimento. Agora que eles sabem que sua rainha está morta, Torla diz ao Hulk que eles devem enterrá-la no único paraíso remanescente em K'ai, o chamado Vale da Vida.
Enquanto isso, de volta à Terra, Doutor Samson continua tentando curar o General Ross depois que ele sofreu um colapso nervoso. Ele decidiu levar o General para caçar e lhe conta a notícia da Base Gama: O Hulk foi banido da Terra. De volta à Base Gama, Glenn Talbot ordena que o Capitão Marvel se retire, dizendo-lhe que pagará por ajudar o Hulk. Talbot é interrompido pela chegada repentina de sua ex-esposa, Betty Ross, que chegou à Base Gama com Rick Jones, Fred Sloan e a amada de Mar-Vell, Elysius. Betty explica que ela conseguiu entrar na Base Gama em seu avião particular. Ela pergunta ao Capitão Marvel o que aconteceu com o Hulk, e o herói Kree explica como ele ajudou o Hulk a retornar ao Microverso para que pudesse enterrar Jarella, e também como Talbot destruiu o dispositivo que ele usou para fazer isso, evitando que o Hulk voltasse para Terra. Isso não obteve a aprovação dos aliados mais próximos do Hulk, mas Glenn Talbot insiste que estava cumprindo seu dever.
De volta ao mundo de Jarella, o povo de K'ai conduz o Hulk ao Vale da Vida. Mas Torla explica que eles não podem enterrar sua rainha lá, pois qualquer um que tentar entrar no vale será morto pelos demônios que aparentemente vivem lá. A ideia de deixar Jarella sem lhe dar um enterro adequado enfurece o Hulk, que se recusa a fazer isso. Apesar dos protestos de seu povo adotivo, o Hulk pega o corpo de Jarella e a carrega para o Vale da Vida. O Hulk encontra o local pacífico e tranquilo e antes de enterrar seu amor pensa em todas as outras vezes em que passou pela morte: a perda dos pais de Bruce Banner e também de seu breve amigo Crackajack Jackson. Quando o Hulk tenta cavar uma cova, ele é subitamente atacado pelo próprio ambiente ao seu redor, incluindo as plantas, a água, a terra e até os animais que aqui habitam. O Hulk luta contra tudo, desde feras enormes a pequenos insetos, até ser deixado sozinho. Quando ele se prepara para enterrar Jarella novamente, ele é impedido mais uma vez, desta vez pelo Ancião do Universo conhecido como o Jardineiro, que decretou que nenhum homem vivo manchará o Vale da Vida.
Notas de Continuidade.
Esta história faz múltiplas afirmações de que o mundo de Jarella existe em um átomo, chegando ao ponto de dizer que existia em um slide que o Hulk mais tarde quebrou e, portanto, o que causou a quase dizimação de K'ai, como visto em Incredible Hulk #203. Isso não é nada preciso. Na verdade, de acordo com Fantastic Four #282, o Microverso existe em outra dimensão que é acessada através do processo de encolhimento. K'ai provavelmente foi expulso de sua órbita pela massa combinada do Hulk e Jarella crescendo em tamanho enorme. Isso foi demonstrado como a causa dos terremotos em K'ai antes, conforme explicado em Incredible Hulk Vol 1 203. O deslizamento quebrado não teria influência sobre o que aconteceu em K'ai.
Torla menciona como no passado eles conseguiram lançar um feitiço que poderia despertar a mente de Bruce Banner no corpo do Hulk. Eles demonstraram isso em Incredible Hulk #146. No entanto, seus poderes mágicos estão bastante diminuídos aqui devido à dizimação de K'ai.
É feita menção à última visita do Hulk a K'ai, que aconteceu em Incredible Hulk #202–203. Jarella morreu pouco depois em Incredible Hulk #205. Seu corpo foi colocado em quarentena na Base Gama até que o Hulk o libertasse na última edição.
O General Ross sofreu seu colapso mental em Incredible Hulk #228.
Betty se refere a Glenn como seu ex-marido. A dupla se casou em Incredible Hulk #158, mas recentemente se divorciou devido a diferenças irreconciliáveis em Incredible Hulk #238.
O flashback onde Bruce Banner está no túmulo de seus pais e sua afirmação de que ele “sente falta” é uma memória falsa, conforme revelado em Incredible Hulk #312. Nessa história foi revelado que Banner veio de uma família abusiva graças ao seu pai, que assassinou sua mãe. Mais tarde, quando Banner acidentalmente matou seu pai em legítima defesa, ele submergiu todas as memórias conturbadas de sua vida passada com a narrativa de que eram pais normais.
O Hulk também se lembra da morte de seu amigo Crackajack Jackson, que morreu em Incredible Hulk #182.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.