segunda-feira, 24 de junho de 2024

[Download] O Incrível Hulk #19 (Editora Abril).


Clique aqui para fazer o download.

O quão verde cresce o meu jardim!


Roteiro: Bill Mantlo.

Arte: Sal Buscema.

Nanquins: Sal Buscema.

Cores: Ben Sean.

Letras: Jim Novak.


O Hulk retornou ao mundo de K'ai de Jarella para enterrar seu corpo. Tendo encontrado o mundo dizimado desde a última vez que o visitou, ele foi levado ao Vale da Vida para enterrar seu amor. Lá ele foi atacado pelo Jardineiro, que se recusa a permitir que qualquer humanóide vivo coloque os pés em seu pequeno paraíso.

Preso em cipós, o Hulk exige que o Jardineiro o liberte para que ele possa enterrar Jarella. O Jardineiro recusa, e enquanto o Hulk continua a lutar, o Ancião do Universo percebe que não pode se explicar ao Hulk neste estado de espírito. Usando sua Joia da Alma, o Jardineiro desperta a mente de Bruce Banner....

Ele explica como ele, como os outros Anciãos do Universo, tem uma única obsessão para governar as vidas por eras, sendo Jardineiro. Ele conta como obteve uma Joia da Alma e a usou recentemente para criar um exuberante jardim na Lua da Terra. Quando o Estranho chegou ao seu paraíso, o Jardineiro recebeu ajuda para dissipar o invasor com a ajuda do Homem-Aranha e de Adam Warlock. Warlock e o Jardineiro combinaram o poder de suas Joias da Alma para repelir o Estranho. No entanto, pensando que havia contaminado a capacidade de sua gema de sustentar a vida na lua, o Jardineiro partiu, deixando a gema para trás. Esta joia acabou na posse do Titã Louco conhecido como Thanos, que estava coletando todas as Joias da Alma para alimentar uma enorme joia sintética que ele planejou usar para extinguir todas as estrelas do universo. Thanos foi detido graças aos esforços combinados dos Vingadores, Homem-Aranha, Coisa e Adam Warlock. No entanto, Warlock morreu ao transformar Thanos em pedra. Os heróis então enterraram o corpo de Warlock em um asteróide e deixaram sua Joia da Alma em seu túmulo. O Jardineiro mais tarde veio e coletou a Joia da Alma e a levou consigo para K'ai, onde criou o Vale da Vida. Lembrando-se de como seu último paraíso foi contaminado, o Jardineiro jurou nunca mais permitir que o homem pisasse em seus jardins.

Terminada a história, Banner pede ao Jardineiro que pelo menos permita que ele dê à mulher que ama um enterro decente. O Jardineiro recusa e leva o corpo de Jarella embora, garantindo a Banner que ela será enterrada. Ter mais uma coisa tirada dele faz com que Banner comece a chorar. Sua tristeza é tão grande que seu corpo volta à forma humana, permitindo que ele se liberte das vinhas em que está preso. No entanto, Banner se recusa a ceder e jura encontrar Jarella e enterrá-la ele mesmo, mesmo sem o poder do Hulk.

De volta à Terra, Betty Ross se despede do Capitão Marvel e de sua amada Elysius enquanto eles voam. Antes que ela possa partir em seu avião particular com Rick Jones e Fred Sloan, um soldado vem lhe dizer que seu ex-marido Glenn Talbot deseja falar com ela. Betty se recusa a conceder uma audiência e logo sai voando sem dizer mais nada. Glenn Talbot, de coração partido, observa o avião de Betty decolar e voar para longe da Base Gama. Enquanto isso, nas Montanhas Rochosas do Colorado, Doutor Samson e General Ross continuam sua viagem de caça. Quando Ross avista uma criatura estranha na floresta, ele abre fogo presumindo que seja o Hulk. Samson garante a Ross que não era o Hulk depois de ouvir relatos de que o monstro gerado por gama havia sido banido da Terra.

De volta a K'ai, os seguidores de Jarella esperam fora do Vale da Vida temendo que seu suposto rei tenha sido morto lá. De repente, uma debandada de animais sai correndo da floresta e começa a atacá-los. Enquanto está dentro da região exuberante, Banner para perto de um riacho para beber água quando é subitamente atacado pela mesma coisa que tentou beber. Enquanto ele é puxado para dentro do líquido, a pulsação de Banner acelera o suficiente para desencadear outra transformação no Hulk. O Hulk luta para se libertar e então salta através do Vale para interceptar o Jardineiro e seus animais seguidores. O Jardineiro ordena que os animais ataquem o Hulk, mas eles não são páreo para ele. Vendo sinais da batalha, o povo de K'ai se revigora e começa a lutar contra seus agressores. Enquanto isso, sem mais animais para atacar o Hulk, o Jardineiro tenta lutar contra o bruto cara a cara.

Os dois lutam e o Jardineiro começa a se perguntar o quão poderoso o Hulk realmente é. Enquanto eles lutam, a Joia da Alma levita na testa do Jardineiro e o Hulk derruba o Jardineiro e o arranca do ar. O Hulk chega à conclusão de que se a Joia da Alma pode criar o Vale da Vida, também poderia restaurar o mundo inteiro de Jarella. Com isso, o Hulk joga a Joia da Alma no chão e ela penetra diretamente no núcleo do planeta. À medida que o planeta começa a ganhar vida, os animais param de lutar. O povo de K'ai logo se junta ao Hulk enquanto ele enterra Jarella no Vale da Vida. Quando sua lápide é construída, todos são surpreendidos por uma flor que de repente surge das rochas. Esse é o trabalho do Jardineiro que percebeu o quão egoísta estava sendo e pergunta ao Hulk se ele pode ficar. O Hulk diz ao Jardineiro que enquanto ele permanecer em paz, ele poderá permanecer em K'ai. Com sua amada finalmente enterrada, o Hulk diz ao Jardineiro para mandá-lo de volta para casa. Com um aceno de sua varinha, o Jardineiro faz com que o Hulk retome seu tamanho normal, deixando o povo de K'ai sem liderança, mas com um futuro brilhante pela frente.


Notas de Continuidade.


Esta história faz múltiplas referências de como o Microverso existe dentro dos átomos do mundo do Hulk. Isso não está correto, conforme revelado em Fantastic Four #282, o Microverso na verdade existe em outra dimensão que é acessada encolhendo o suficiente para romper o abismo dimensional.

O Jardineiro menciona uma série de eventos passados:
Sua batalha contra o Estranho na lua ocorreu em Marvel Team-Up #55.
As tentativas de Thanos de coletar as Joias do Infinito, bem como seu plano de usá-las para extinguir estrelas, e as mortes subsequentes de Thanos e Adam Warlock foram narradas em Avengers Annual #7 e Marvel-Two-In-One Annual #2.

Embora todas sejam chamadas de Joias da Alma aqui, na verdade são as Joias Infinitas que não são chamadas por esse nome até Silver Surfer (Vol. 3) #44. O Manual Oficial do Universo Marvel de A a Z #5 esclarece que a Joia do Infinito que o Jardineiro tinha em sua posse na lua era na verdade a Joia do Tempo. Também confirma que a joia usada por Adam Warlock era especificamente a Joia da Alma.

Embora Thanos e Adam Warlock tenham morrido durante os eventos de Marvel Two-In-One Annual Vol 1 2, ambos voltam à vida em  Silver Surfer (Vol. 3) #34Infinity Gauntlet #1 respectivamente.

As datas na lápide de Adam Warlock são 1967-1977. Os anos nesta lápide devem ser considerados uma referência tópica relativa à data de publicação de acordo com a escala de tempo móvel do Universo 616. Embora as datas afirmem que Warlock estava vivo há 10 anos, isso reflete mais o número de anos de publicações entre seu nascimento em Fantastic Four #66 (publicado em 1967) e sua "morte" em Avengers Annual #7 (publicado em 1977). À medida que a escala de tempo é medida, o período real de tempo que passou é de dois anos no tempo da Marvel. As publicações lançadas em 1967 enquadram-se no "segundo ano" da era moderna e as publicadas em 1977 enquadram-se no "quarto ano".

Betty Ross chamou Glenn Talbot de ex-marido. Os dois se casaram em Incredible Hulk #158. Depois de um casamento conturbado, eles se divorciaram em Incredible Hulk #238.

Jarella finalmente foi sepultada aqui, no entanto, ela foi brevemente ressuscitada durante Chaos War, anos depois, em Incredible Hulks #619620, antes de ser colocada de volta para descansar.

Embora a Joia da Alma revitalize K'ai, ela não permanece no núcleo do planeta por muito tempo. Conforme explicado mais adiante no Manual Oficial do Universo Marvel de A a Z Vol 1 5, a Joia da Alma foi posteriormente recuperada pelo Jardineiro e está de volta em sua testa quando ele é visto novamente em Secret Wars II #6.


O Mundo de Jarella.


Roteiro: Bill Mantlo.

Arte: Sal Buscema.

Nanquins: Sal Buscema.

Cores: Ben Sean.

Letras: John Costanza.

Editor: Al Milgrom.


Encolhendo-se no Microverso, o Hulk está em uma missão para devolver o corpo de sua falecida amada, Jarella, ao seu mundo natal, K'ai. O Hulk chega e se encontra no deserto árido de um planeta e se pergunta se ele poderia estar no planeta mundo. De repente, ele ouve a linguagem familiar do povo de Jarella e que eles estão em perigo. Deixando o corpo de Jarella para trás, o Hulk vai ao som da comoção e vê o povo de K'ai, reduzido a selvagens primitivos, não conseguindo se defender de uma enorme criatura parecida com um dragão. O Hulk subjuga facilmente a criatura e logo é aplaudido pelos seguidores de Jarella. O Hulk ordena que eles recuem e salta para longe, retornando momentos depois com o corpo de Jarella para mostrar que sua rainha está morta. A essa altura, o Panteão dos Feiticeiros saiu de sua caverna e usou sua magia cada vez menor para restaurar a capacidade do Hulk de entender sua linguagem.

Enquanto o povo de K'ai prepara o corpo de Jarella para um funeral, Torla do Panteão diz ao Hulk que imaginou que sua rainha havia morrido. Quando Hulk pergunta o que aconteceu com K'ai, o feiticeiro explica que quando Jarella e o Hulk foram puxados para a Terra, isso causou uma reviravolta que fez o planeta K'ai girar para longe de seu sol, matando grande parte da vida vegetal e dos animais de seu mundo. Com seu planeta em ruínas, o povo de K'ai foi forçado a viver como nômades, afastando os animais sobreviventes deste mundo que os procuravam como fonte de alimento. Agora que eles sabem que sua rainha está morta, Torla diz ao Hulk que eles devem enterrá-la no único paraíso remanescente em K'ai, o chamado Vale da Vida.

Enquanto isso, de volta à Terra, Doutor Samson continua tentando curar o General Ross depois que ele sofreu um colapso nervoso. Ele decidiu levar o General para caçar e lhe conta a notícia da Base Gama: O Hulk foi banido da Terra. De volta à Base Gama, Glenn Talbot ordena que o Capitão Marvel se retire, dizendo-lhe que pagará por ajudar o Hulk. Talbot é interrompido pela chegada repentina de sua ex-esposa, Betty Ross, que chegou à Base Gama com Rick Jones, Fred Sloan e a amada de Mar-Vell, Elysius. Betty explica que ela conseguiu entrar na Base Gama em seu avião particular. Ela pergunta ao Capitão Marvel o que aconteceu com o Hulk, e o herói Kree explica como ele ajudou o Hulk a retornar ao Microverso para que pudesse enterrar Jarella, e também como Talbot destruiu o dispositivo que ele usou para fazer isso, evitando que o Hulk voltasse para Terra. Isso não obteve a aprovação dos aliados mais próximos do Hulk, mas Glenn Talbot insiste que estava cumprindo seu dever.

De volta ao mundo de Jarella, o povo de K'ai conduz o Hulk ao Vale da Vida. Mas Torla explica que eles não podem enterrar sua rainha lá, pois qualquer um que tentar entrar no vale será morto pelos demônios que aparentemente vivem lá. A ideia de deixar Jarella sem lhe dar um enterro adequado enfurece o Hulk, que se recusa a fazer isso. Apesar dos protestos de seu povo adotivo, o Hulk pega o corpo de Jarella e a carrega para o Vale da Vida. O Hulk encontra o local pacífico e tranquilo e antes de enterrar seu amor pensa em todas as outras vezes em que passou pela morte: a perda dos pais de Bruce Banner e também de seu breve amigo Crackajack Jackson. Quando o Hulk tenta cavar uma cova, ele é subitamente atacado pelo próprio ambiente ao seu redor, incluindo as plantas, a água, a terra e até os animais que aqui habitam. O Hulk luta contra tudo, desde feras enormes a pequenos insetos, até ser deixado sozinho. Quando ele se prepara para enterrar Jarella novamente, ele é impedido mais uma vez, desta vez pelo Ancião do Universo conhecido como o Jardineiro, que decretou que nenhum homem vivo manchará o Vale da Vida.


Notas de Continuidade.


Esta história faz múltiplas afirmações de que o mundo de Jarella existe em um átomo, chegando ao ponto de dizer que existia em um slide que o Hulk mais tarde quebrou e, portanto, o que causou a quase dizimação de K'ai, como visto em Incredible Hulk #203. Isso não é nada preciso. Na verdade, de acordo com Fantastic Four #282, o Microverso existe em outra dimensão que é acessada através do processo de encolhimento. K'ai provavelmente foi expulso de sua órbita pela massa combinada do Hulk e Jarella crescendo em tamanho enorme. Isso foi demonstrado como a causa dos terremotos em K'ai antes, conforme explicado em Incredible Hulk Vol 1 203. O deslizamento quebrado não teria influência sobre o que aconteceu em K'ai.

Torla menciona como no passado eles conseguiram lançar um feitiço que poderia despertar a mente de Bruce Banner no corpo do Hulk. Eles demonstraram isso em Incredible Hulk #146. No entanto, seus poderes mágicos estão bastante diminuídos aqui devido à dizimação de K'ai.

É feita menção à última visita do Hulk a K'ai, que aconteceu em Incredible Hulk #202–203. Jarella morreu pouco depois em Incredible Hulk #205. Seu corpo foi colocado em quarentena na Base Gama até que o Hulk o libertasse na última edição.

O General Ross sofreu seu colapso mental em Incredible Hulk #228.

Betty se refere a Glenn como seu ex-marido. A dupla se casou em Incredible Hulk #158, mas recentemente se divorciou devido a diferenças irreconciliáveis ​​em Incredible Hulk #238.

O flashback onde Bruce Banner está no túmulo de seus pais e sua afirmação de que ele “sente falta” é uma memória falsa, conforme revelado em Incredible Hulk #312. Nessa história foi revelado que Banner veio de uma família abusiva graças ao seu pai, que assassinou sua mãe. Mais tarde, quando Banner acidentalmente matou seu pai em legítima defesa, ele submergiu todas as memórias conturbadas de sua vida passada com a narrativa de que eram pais normais.

O Hulk também se lembra da morte de seu amigo Crackajack Jackson, que morreu em Incredible Hulk #182.


O Herói e o Hulk!


Roteiro: Bill Mantlo.

Arte: Sal Buscema.

Nanquins: Sal Buscema.

Cores: Ben Sean.

Letras: Diana Albers.

Editor: Al Milgrom.


O Hulk veio à Base Gama para recuperar o corpo de Jarella, levando a uma batalha com Glenn Talbot em uma armadura Mandroide. Com Talbot à sua mercê, o Hulk estava disposto a matar seu antagonista frequente quando foi parado pelo Capitão Marvel. Marvel se ofereceu para ajudar o Hulk a recuperar Jarella e trazer seu corpo de volta ao seu mundo. Quando o Hulk se recusa a parar de machucar Talbot, o Capitão é forçado a atacar o Hulk. Furioso, o Hulk joga o incapacitado Glenn Talbot em Mar-Vell, a colisão faz com que parte do telhado desmorone sobre eles. Com as ameaças imediatas fora de vista, o Hulk começa sua busca na Base Gama para encontrar o corpo de Jarella.

Quando o Capitão Marvel se recupera, ele tira a si mesmo e a Talbot dos escombros e liberta o Coronel da armadura Mandroide danificada. Com os soldados chegando ao local, o Capitão Marvel diz a Talbot que ele deveria deixar o Hulk para recuperar Jarella e evitar mais destruição. Glenn finge concordar, mas a Consciência Cósmica do Capitão Marvel permite que ele diga que Talbot está mentindo. Mar-Vell decide criar seu próprio engano, fingindo ir embora. Assim que o guerreiro Kree aparentemente desapareceu, Talbot ordena que seus homens se preparem, pois eles vão caçar o Hulk e destruí-lo. Em outro lugar da instalação, o Hulk finalmente encontra o armazenamento criogênico e força sua entrada. Lá ele encontra a câmara de suspensão onde Jarella foi mantida desde que morreu. Quando o Capitão Marvel finalmente alcança o Hulk, ele fica chocado ao ver o momento em que o pesaroso Hulk embala o corpo de sua amada perdida.

Enquanto isso, Doutor Samson trouxe o General Ross para uma cabana isolada nas Montanhas Rochosas do Colorado para tentar curá-lo após seu colapso mental. Ele tenta fazer Ross jogar xadrez, mas quando uma reportagem de rádio sobre o recente ataque do Hulk é reproduzida, Thaddeus fica transtornado e imagina uma peça de xadrez parecida com o Hulk. Em pânico, ele o joga do outro lado da sala. Doutor Samson teme que todo o trabalho sobre Ross possa ter sido desfeito por uma única reportagem de rádio.

De volta à Base Gama, o Hulk começa a chorar ao ver Jarella. Ele se lembra de sua primeira viagem ao micromundo de K'ai, a época em que Jarella veio à Terra, sua última viagem a K'ai, onde lutou contra Psyklop e, por último, sua morte nas mãos do Crypto-Man. Ver o bruto em tristeza e luto é um choque para o Capitão Marvel. Ele estende a mão para oferecer sua ajuda, mas o Hulk ataca Mar-Vell com um golpe poderoso. Quando o Hulk tenta lutar contra o Capitão Marvel, o guerreiro Kree usa sua Consciência Cósmica para convencer o pesaroso monstro de que ele realmente planeja ajudar o Hulk.

Enquanto o Capitão Marvel conduz o Hulk até o dispositivo de encolhimento submolecular, Glenn Talbot prepara seus soldados, incluindo um dispositivo Beta-Borer, um dispositivo de exploração espacial que Talbot adaptou em uma arma. Usando sua Consciência Cósmica, o Capitão Marvel é capaz de determinar como operar a máquina e também como localizar K'ai. À medida que o Hulk e o corpo de Jarella diminuem de tamanho, Talbot e seus homens invadem a sala. Uma explosão da Beta-Borer destrói o dispositivo, aparentemente prendendo o Hulk em algum lugar do Microverso.


Notas de Continuidade.


O Hulk relembra sua última batalha com o Capitão Marvel, que aconteceu em Captain Marvel #21.

O General Ross sofreu um colapso mental em Incredible Hulk #234.

O Hulk relata seus momentos passados ​​com Jarella:
Seu primeiro encontro e visita a K'ai em Incredible Hulk #140.
A vez em que Jarella veio à Terra e a salvou de Fialan em Incredible Hulk #148.
Quando ele voltou para K'ai e lutou contra Psyklop em Incredible Hulk #202Incredible Hulk #203.
Por último, a subsequente morte de Jarella nas mãos do Crypto-Man em Incredible Hulk #205.

Mar-Vell pode se identificar com o Hulk porque seu primeiro amor, Una, foi morta em Captain Marvel #11.

O Capitão Marvel afirma que o mundo de Jarella vive dentro dos átomos deste. Isto não é exato. De acordo com Fantastic Four #282, embora o acesso ao Microverso exija encolhimento, ele na verdade não existe dentro dos átomos. Quando alguém encolhe o suficiente, eles cruzam o limiar dimensional para o Microverso.