segunda-feira, 1 de abril de 2019

EXCLUSIVO: Al Ewing Explica Os Direcionamentos Diabólicos de "Immortal Hulk".



Em 2018, Immortal Hulk # 1 de Al Ewing e Joe Bennett introduziram os leitores a uma nova encarnação do Gigante de Jade - um que é tão forte quanto as personas esmeraldas em versões anteriores, mas infinitamente mais perigoso.

Esta versão do Hulk possui três coisas que os outros não possuem: Inteligência, astúcia e uma raiva severamente viciosa. Até agora, o Hulk usou essas características principalmente contra as forças sobrenaturais mal-intencionadas que podem estar por trás das misteriosas ressurreições dos personagens irradiados por radiação do Universo Marvel. Ele também voltou sua raiva contra as forças clandestinas do governo da Base Sombria, que tentaram matá-lo e prendê-lo. A questão que está surgindo no fundo da série, porém, é o que aconteceria se o Hulk Imortal repentinamente voltasse sua atenção para as instituições do mundo humano mais amplo que o perseguiram? O que ele faria?

Os leitores tiveram um vislumbre de exatamente isso em Immortal Hulk # 15, onde o personagem-título disse ao seu ex-psiquiatra Dr. Samson, que pretendia acabar com o mundo. Mas o que exatamente o Hulk quis dizer com isso? E que papel Bruce Banner e Samson teriam nesses planos? Para as respostas a essas perguntas e mais CBR falou com Ewing sobre os impulsos sombrios e demônios pessoais de seus membros do elenco.

CBR: Em Immortal Hulk # 15, seu personagem titular se abre para Doc Samson sobre algumas das coisas que o dirigem e a história dessa persona em particular. Sabemos que ele está realmente enraizado na ideia do Devil Hulk do run de Paul Jenkins e Ron Garney . O que fez você querer voltar e olhar para este aspecto do Banner e da psique do Hulk?

Al Ewing: Acho que surgiu na forma semi-orgânica de pensar em quem era esse Hulk e quais seriam seus objetivos de longo prazo. Isso e muito do imaginário teológico e da iconografia que começou a entrar na HQ - direto de Avengers: No Surrender, na verdade, que foi quando eu comecei a pensar sobre o fim das coisas, com aquele discurso de Jarvis que as pessoas gostaram. Então eu estava pensando muito sobre o Diabo, e várias concepções dessa figura, e o Hulk como representante daquele lado mais sombrio, o lado sombrio de nós mesmos.

A sombra não é apenas o lado sombrio, porém - são coisas que não gostamos de admitir para nós mesmos, verdades desconfortáveis ​​das quais nos escondemos. E embora Bruce não goste de admitir sua raiva, às vezes a raiva é uma resposta justificada e necessária às várias injustiças de um mundo que, para dizer o mínimo, poderia ser melhorado. Então, como alguém que se sente completamente fora da humanidade expressa essa raiva? Ele seria diplomático sobre isso? Provavelmente não - e quando essa pessoa tem o poder bruto do Hulk, isso pode ser assustador.

De qualquer forma, quando eu fiz uma das minhas pesquisas regulares eu lembrei do Paul Jenkins / Ron Garney Devil Hulk - um Hulk que Bruce reprime completamente, quem ele não quer admitir, quem tem "Diabo" no nome, que quer acabar com o mundo - tudo se encaixou muito facilmente. De repente, tive uma boa ideia de quem era esse novo Hulk - ou, pelo menos, de quem ele havia evoluído.


EXCLUSIVO: Arte de Immortal Hulk # 16 de Joe Bennett, Ruy José e Paul Mounts

CBR: Também nessa edição, o Hulk diz a Samson que ele está aqui para acabar com o mundo. Algumas pessoas podem ler o que ele está colocando lá como quase um manifesto do Thanos do Universo Cinematográfico da Marvel ou ao estilo Ra's Al Ghul de matar inúmeras pessoas para salvar o resto. Samson parece cético e diz que ele é como qualquer outro Hulk. Você pode falar sobre suas intenções e / ou interpretações desta cena?

Al Ewing: Isso é realmente fascinante para mim do ponto de vista da escrita, porque obviamente é assim que os cidadãos do Universo Marvel vão reagir ao Hulk se ele disser alguma dessas coisas na frente de uma câmera de TV. (Ou para Jackie McGee. Estaria na primeira página da matéria.) Ele realmente não sabe como expressar as coisas delicadamente ou politicamente, então eu posso ver como a suposição automática pode ser aquilo que o Hulk deve estar prestes a embarcar em algum genocídio... projeto.

Mas eu acho que é importante lembrar que o Hulk é um ser caótico - ele odeia ser dito o que fazer, ele se irrita com qualquer tipo de estrutura, incluindo as cidades que ele rotineiramente destrói, e sim, as vidas que ele arruína ao fazer o certo - mas Bruce Banner não é um assassino. Se concordarmos com a teoria do Amadeus Cho (p que eu faço - é uma lógica de quadrinhos, mas é uma maneira legal de contorná-la), quando Hulk entra em fúria, o lado do Banner tenta dirigir o trem desgovernado e consegue o suficiente para garantir que haja uma perda mínima absoluta de vida, geralmente zero. E enquanto nós mostramos este novo Hulk sendo um pouco mais relaxado sobre isso - assustadoramente - eu ainda sinto que há um longo caminho a percorrer antes dele estar matando bilhões de pessoas como parte de algum plano mestre.

Embora, tendo dito isso, eu também não quero sair e dizer que é completamente impossível que o Hulk pudesse fazer algo monstruoso, porque eu acho que isso poderia desarmar parte da tensão inerente a esta versão do Hulk. Eu acho que isso volta para minha luta geral com a Internet e sua tendência a impor interpretações em histórias - minha intenção era que as pessoas lessem isso e imaginassem e especulassem e talvez se preocupassem com o que o Hulk poderia estar planejando, para não dizer " Bem, o Hulk deve obviamente estar planejando isso, porque ele pensa assim! e reduza a uma possibilidade e filtre tudo na história através disso. Isso é provavelmente uma receita de decepção, especialmente com esta HQ. A questão central é: "Ele é homem ou monstro, ou ele é ambos?" Um certo nível de ambiguidade sempre será parte disso, e eu gostaria de ter certeza de que a ambiguidade está lá.

Eu vou dizer que ninguém que eu tenha visto adivinhou o que o Hulk (ou Banner) está realmente planejando ainda. Então, quando chegar, esperamos que seja uma reviravolta legal.

Ah, e quanto a Samson - ele está passando por uma enorme crise existencial, então ele não é o melhor psiquiatra do mundo agora. Acho que ele está feliz por Hulk estar pensando em alguém além de si mesmo.

___________________________



Immortal Hulk: Doc Samson é realmente tão saudável quanto parece?

CBR: Leitores de Vingadores: No Road Home pode estar vendo as palavras do Hulk em uma luz totalmente diferente com base em suas ações lá. Eu sei que no passado você disse que quer manter as histórias separadas para não penalizar as pessoas que estão interessadas no Immortal Hulk. Mas para os leitores de ambos, existe algum tecido conectivo entre o que acontece com o Hulk em No Road Home e o que acontece em seu título solo?

Al Ewing: Foi um acidente muito feliz que os dois saíram no mesmo dia! Há uma menção compartilhada entre eles de acabar com o mundo humano, e em No Road Home ele chama isso de "um bom lugar para começar". Eu acho que ambas as séries semanais dos Vingadores são significativos para o desenvolvimento do Hulk. Uma resposta e evolução da posição do Hulk em No Surrender naquela época, ele queria destruir ativamente a Terra para proteger Banner de ser ferido. Ele definitivamente amadureceu desde então - mas quanto? Como eu disse, eu gosto de manter as coisas ambíguas até a hora é certa.

Tudo o que disse, vou reiterar que se você é um leitor do Immortal Hulk, você absolutamente não precisa ler qualquer história em quadrinhos que não seja o Immortal Hulk para entender o que está acontecendo no Immortal Hulk. Se você quer o contexto do universo compartilhado, tentamos guiá-lo na página de cartas de cada edição. É o nosso compromisso com a falta de legendas editoriais, já que sinto que em uma HQ com esse tom específico, eles tirariam o leitor da história. Mas até agora, nunca houve um evento especial em quadrinhos ou séries de tie-in que você tenha que ler para entender o que está acontecendo. Eu acho que essa é uma das coisas que torna esta HQ o que é, então vamos definitivamente tentar continuar com essa tendência.

CBR: Nós também descobrimos mais sobre o que aconteceu com Doc Samson desde sua ressurreição, e uma coisa que ressoou comigo é que Samson morreu como um herói e voltou em um estado mental relativamente estável. Isso levanta uma questão de autonomia da gama: o modo como eles morrem afeta quem eles são quando voltam? E o que você pode nos dizer sobre o papel de Samson no Immortal Hulk neste direcionamento?


EXCLUSIVO: Arte de Immortal Hulk # 16 de Joe Bennett, Ruy José e Paul Mounts

Essa é uma teoria realmente fascinante! Tenho certeza que se alguém mapeasse todas as mortes e ressurreições dos personagens principais da Gama, haveria algo nisso. Embora eu não esteja cem por cento convencido de que Samson é estável. Ele é certamente muito melhor e mais calmo do que quando o Líder e M.O.D.O.K. estavam manipulando sua mente, mas ele também está lutando com uma enorme crise existencial.

Eu pensei que seria interessante ter um personagem que voltasse dos mortos e que apenas não pudesse ser processado em tudo. E Samson, tendo voltado a existir sem nenhuma verdadeira fanfarra ou explicação - o que é justo, é quadrinhos, e me deu algo interessante para jogar - foi a pessoa ideal para ter essa questão de "por que" assombrá-lo. Então nós o vemos se fechando, tentando encontrar respostas na religião, sendo geralmente meio distante e sarcástico. O fato de que ele se tornou o personagem que faz piadas diante de tudo isso não parece tão saudável para mim. De qualquer forma, temos alguns planos de longo prazo para ele - há um espaço definido para ele no elenco em evolução.

Volte em breve para a segunda parte de nossa entrevista com Al Ewing, onde conversamos sobre os outros amigos e inimigos gama do Immortal Hulk que retornaram ao mundo dos vivos e os planos de longo prazo de Ewing para a série.