terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Incrível Hulk #01 - 1º de maio de 1962.



A história de Bruce Banner (resumo)

Robert Bruce Banner é filho de Brian e Rebecca Banner. Durante toda sua infância, Bruce passou a sofrer de abuso infantil por intermédio de seu pai que era uma pessoa desequilibrada. Brian sempre viu Bruce como um monstro, pois temia que aquela criança que já se mostrava dotada de grande inteligência no futuro poderia representar um grande perigo a humanidade.

Sempre protegido por Rebecca, o desequilíbrio de Brian foi além dos limites ao espancar Rebeca de forma extremamente cruel com o pequeno Bruce presenciando a tragédia, o que lhe ocasionária em sérios traumas no decorrer de seu crescimento. Bruce acabou se tornando uma pessoa reprimida, tendo dificuldades para se relacionar com as mulheres, mas cada vez mais se empenhando aos estudos até se tornar físico nuclear tornando-se perito no ramo da radiação.

Bruce é convidado pelo general Thadeus ross para ser um dos cabeças no projeto "bomba G" no deserto do novo México, o teste que mudaria radicalmente a vida de Bruce.



Ross não era uma pessoa facil de se lidar, apelidado de "Raio e Trovão" (Thunderbolt) ele do contrário de Banner, não ligava para as sérias consequências de se mexer com a radiação. Assim como Banner, a filha do general, Betty Ross, também era uma pessoa solitária que se sentia negligenciada por seu pai, pelo fato dele querer um filho homem, ou seja, Betty era praticamente o retrato de sua mãe, uma pessoa sensivel e emotiva.

Como não poderia deixar de ser Betty acaba tendo uma queda por Bruce se identificando com ele a cada segundo que este tomava um esporro de Ross.



Chega o momento da detonação, Bruce pede para seu assistente Igor Drenkov supervisionar o projeto, Igor insiste para Bruce e o ameaça a fim de que Banner revele para Igor os segredos dos raios gama, Bruce com toda a calma diz para Igor que as formulas estão guardadas em seu gabinete e lá permanecerão.

Ao acionar a contagem regressiva, Banner presencia um jovem no campo de testes que se arriscou por intermédio de uma aposta que fez com alguns amigos.

Bruce pede para que Igor interrompa a contagem regressiva a fim de remover o jovem inconsequente do local.



Igor que tinha más intenções resolve acionar a contagem a fim de matar Bruce e por fim roubando seus segredos.

No momento em que Banner remove o jovem, a bomba explode fazendo com que Bruce absorva e sinta todo impacto dos misteriosos raios gama em suas células gritando desesperadamente.

Banner acorda no hospital da base e todos se surpreendem pelo fato dele milagrosamente ter sobrevivido a explosão, o jovem resolve agradecer Bruce por seu ato heróico.



Banner não compreende o fato de ter sobrevivido a algo assim e teme que alguma coisa ruim está prestes a acontecer.

Anoitece e Banner começa a se sentir mal, sua cabeça lateja e o aparelho que serviria para medir o nível de radiação que Bruce absorveu na explosão começa a disparar como um ponteiro desgovernado, a feição de Banner começa lentamente a mudar para uma feição má com seus músculos adquirindo vida própria e uma coloração cinzenta.

Bruce se transforma numa criatura grotesca que de cara se mostra violenta empurrando o abismado jovem que tinha presenciado a transformação de Banner.



A criatura escapa esmurrando a parede da base como se fosse isopor mostrando um nível de poder fora do normal.



A coisa acizentada se embrenha nas matas escuras e assim é caçada pelo exercito de Ross onde um dos soldados o batizam de Hulk



O jovem decide seguir o Hulk e com uma parte do intelecto de Banner, o Hulk caminha rumo ao gabinete de Bruce e assim surpreende Igor roubando os segredos do cientista.

Igor resolve atirar no Hulk mas as balas são causam qualquer dano nele, que assim como o Superman em suas primeiras histórias, mostra o super-poder que o Hulk ganhou com a explosão.



O Hulk esmaga a arma de Igor e quase o mata se não fosse a intervenção do jovem, o Hulk acaba vendo uma foto de seu alter-ego e se recorda daquela feição patética, o jovem explica que a pessoa da foto é na verdade o Hulk.

E assim por um breve instante a personalidade de Bruce se manifesta no corpo do Hulk se lembrando a causa de ter sofrido a transformação, no exato momento a personalidade do Hulk acaba voltando negando qualquer ajuda do jovem e dizendo que com o poder que adquiriu passará dominar o mundo.

O Hulk ameaça a matar o jovem por este ser o único a saber de seu segredo.

Começa a amanhecer e mais uma transformação se dá início, lentamente o Hulk vai mudando retornando à sua forma humana com Bruce tendo vagas lembranças do ocorrido.



Bruce acaba chegando a conclusão que terá que dividir a sua vida com o Hulk, ou seja, se por um lado foi uma benção Bruce ter sobrevivido a explosão, por outra foi uma maldição pois estará condenado a dividir sua vida com seu perverso alter-ego que fará de tudo para destruí-lo e usará seu poder por benefício próprio.

O Hulk é tudo aquilo que Banner não foi em sua adolescência, o seu lado reprimido que finalmente se manifestou.

Nesse período as transformações de Banner ocorriam sempre que anoitecia e assim o Hulk revertia a forma humana ao nascer do sol, uma maldição similar a dos Lobisomens (licantropia)

Na imagem abaixo, os três quadros finais mostram Banner temendo um dia se render a maldição de seu alter-ego mostrando como é forte a influência do Hulk sobre ele.



Os criadores do Hulk:

"Stan Lee" (roteiros)



"Jack Kirby" (desenhos)



Depoimentos do próprio Stan Lee no DVD-Bônus da mini-biografia do Hulk incluída num documentário da primeira adaptação cinematográfica do personagem no ano de 2003:

"O Hulk é um personagem bastante simples, ele é só um monstro zangado, mas ele é muito mais do que isso, pois ele tem lembranças de sua vida remota.
De certa forma, ele odeia Bruce Banner, pois para ele Bruce Banner é um fracote, enquanto o Hulk é o todo poderoso. Ele possui essa dicotomia interior."

Curiosidades sobre o Hulk:

Stan Lee se inspirou no personagem "Coisa" do Quarteto Fantástico.



A ideia de um monstrengo não seria nada original.



Frankenstein de Boris Karloff era um dos filmes prediletos de Lee, onde o monstrengo interpretado por Karloff tinha apenas uma aparência monstruosa mas não queria ferir ninguém, eram apenas as pessoas em volta dele com tochas querendo espanta-lo que o deixavam zangado.



Na mente de Stan veio o Dr. Jekyll e Sr. Hyde (O Médico e o Monstro) onde o Dr. Jekyll era apenas um homem normal que se transformava no perverso Sr. Hyde.



"Eu combinei Jekyll & Hyde com Frankenstein e criei um monstrengo que na verdade era bom, mas ninguém sabia. Mas ele também era alguém que poderia se transformar de homem para monstro."

Rick Jones, Betty Ross e o General Ross são personagens que passariam intensamente a fazer parte da vida do Hulk.

Preview de Universo Marvel #17.