terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comercial da SCI FI de O Incrível Hulk.



Comercial da TIM com Hulk Ferrigno.




Campanha da Santista com o Hulk.



Em 1982 a Núcleo de Propaganda, uma agência de propaganda da época, me procurou e perguntou se eu estaria interessado em fazer umas fotos para a campanha anual do jeans Santista com o Hulk e o Cientista na Universal Films em Los Angeles. Foi a mesma coisa de perguntar se um macaco queria banana, eu estava voltando de uma temporada de 3 anos em Londres, meu inglês estava bom e claro que topei, por um preço que (hoje eu sei) foi ridículo, a minha passagem e US$ 1.000.

Eu poderia aproveitar a viagem, ficar hospedado na casa de um grande amigo, mas a verdade é que eu queria porque queria fazer esse trabalho. Chegando na Universal eu soube que seria usada luz contínua de cinema e eu não poderia ter flash de estúdio, porque o tal Hulk não suportava flash nas lentes de contato. Eu decidi fotografar em cromo 120mm com uma Hasselblad, mas luz era muito fraca e, mesmo usando filme para luz artificial 160ASA, a minha profundidade de campo era mínima. A minha medida de luz não conferia com a medida do pessoal de lá, mas resolvi, apesar de tudo, confiar no meu velho Gossen Luna six. Foi lá na Universal eu soube também que não haveria chance de refazer caso desse algum problema.

Mesmo com 10 anos de fotografia eu já estava ficando muito nervoso e nada parecia estar ao meu favor. O Hulk era um sujeito bem surdo, não ouvia as minhas instruções. A mulher dele, uma baixinha mandona, estava no estúdio também e ficava dando ordens pra ele fazer uma postura que não era a do lay out. O Hulk e o cientista não se davam bem por receberem o mesmo tanto enquanto um precisava decorar textos e outro não e eu precisaria fotografá-los separadamente por conta disso. E no meio dessa série de confusões, o cliente argentino entrava no estúdio sempre me lembrava: Estou pagando US$ 50.000 pra cada um desses modelos, Roberto, olha o que você vai fazer. Não tinha como não estar nervoso.

Revelei os filmes lá mesmo (fiz teste de ponta) e foi com alívio que vi o resultado: Perfeito!!! O cliente e o diretor de arte foram para Vegas comemorar enquanto eu… voltei para o Brasil!

Aliviado e satisfeito, pelo menos!







Fonte