terça-feira, 8 de maio de 2012

Os Vingadores | Pentágono não apoiou produção do filme por não entender a S.H.I.E.L.D.


Nem nos quadrinhos se sabe se a agência é ou não subordinada ao governo dos EUA...

Segundo o blog Danger Room da revista Wired, o Pentágono - centro de inteligência das Forças Armadas dos EUA - auxiliou o Marvel Studios em Os Vingadores até certo ponto. De repente, cortou o apoio. O motivo: os militares não entenderam a S.H.I.E.L.D., a agência militarizada do Universo Marvel que, no cinema, é responsável por organizar os Vingadores.

O Pentágono costuma auxiliar produções de Hollywood que mencionem ou mostrem as Forças Armadas do país; e tem inclusive que dar autorização para os filmes mostrarem gente de uniforme ou maquinário do Exército, da Marinha ou dos Fuzileiros Navais. Com Os Vingadores, porém, a coisa complicou. Os representantes ouvidos pelo Danger Room dizem que consideravam a trama "irreal".

Irreal, no caso, não é a existência de um deus asgardiano ou um monstro verde. "Não conseguimos nos acertar com a irrealidade que é uma organização internacional e nosso papel nela. A quem a S.H.I.E.L.D. respondia? Nós trabalhamos para a S.H.I.E.L.D.? Chegamos neste impasse e decidimos não nos envolver mais", disse Phil Strub, funcionário do Pentágono que atende Hollywood.

O filme não deixa claro se a S.H.I.E.L.D. é um órgão do governo dos EUA, de uma sociedade secreta ou mesmo de alguma organização internacional. Nos quadrinhos é a mesma coisa: existe uma relação com o governo dos EUA - o presidente dos EUA aponta diretores da S.H.I.E.L.D. -, mas não se sabe se é por conta do poder político do país ou se é um vínculo direto. A Marvel prefere deixar a dúvida no ar.

O Pentágono deu o aval, porém, para a participação da Guarda Nacional e para a aparição dos caças sobre o porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D. (todos inseridos digitalmente).

Fonte: Omelete

Pelo que pude ver no filme, a shield mantém lá os segredinhos e pra encobrir algumas pequenas mancadas acabam mentindo. Como no momento em que o Loki sabe exatamente onde se encontra após ser aprisionado na base da organização, apesar da reviravolta em que a Viúva Negra decide suportar onde seu passado tenebroso é assim revelado pelo Vilão para finalmente descobrir os objetivos deste, Natasha sabe que não passará de nada mais e nada menos do que uma simples empregadinha de Nick Fury (burocrata militar)

Os podres da organização já começam a ser revelados aqui mesmo em Os Vingadores, onde Bruce Banner acha muito estranho o fato deles terem todo um recurso e no fim necessitarem dele e dos demais.

Quando Steve Rogers descobre uma arma secreta de alta destruição que foi construída com a ajuda do Tesseract (Cubo Cósmico) o clima esquenta, Fury na cara de pau tenta salvar sua pele mas é inútil, ele culpa o conflito em que o Deus do Trovão e seus aliados estiveram envolvidos para livrar nosso planeta da ameaça do Destruidor (a serviço de Loki, como visto no filme do Thor)

Por obvio, o mal estar entre a equipe não foi apenas graças ao Loki e a diferença de egos entre eles, mas também pela Shield ser ao mesmo tempo uma organização secreta e com culpas no cartório.

Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão.


Nenhum comentário: