quinta-feira, 25 de julho de 2019

POR QUE IMMORTAL HULK É A MELHOR HQ BÁSICA DE 2 GRANDES AGORA


O Hulk 'Verde' em The Immortal Hulk # 15 (História de Al Ewing, Arte de Joe Bennett)

Viajar para o inferno e voltar (literalmente), lutando com antigos entes queridos agora se transformou em monstros, entregando a justiça severa e revelando os segredos da Gama - o Hulk está em uma aventura como nenhuma outra. Uma mistura de terror corporal, sobrenatural e super-heróis, The Immortal Hulk, escrito por Al Ewing e desenhado por Joe Bennett, surgiu como o maior sucesso da Marvel no ano passado e finalmente começou a receber os elogios que merece, pegando uma nomeação ao Eisner Award no início deste ano.

Para entender melhor a versão imortal do Hulk, é importante saber que não há apenas um Hulk. Bruce Banner se transformou em várias versões diferentes do monstro ao longo dos anos, incluindo Tira-Teima, o Hulk Cinza, o Professor Hulk (recentemente visto em Avengers: Endgame), Hulk Amoral, o Quebra Mundos e Hulk Demoníaco. Cada Hulk tem sua própria história e personalidade, mas todas elas derivam do Transtorno de Identidade Dissociativa de Banner. Então, como acabamos com um imortal Hulk? Fãs e personagens da Marvel sempre suspeitaram que o Hulk nunca poderia morrer - algo que vimos em Wolverine: Old Man Logan e Hulk: The End - mas o evento semanal de Mark Waid e Al Ewing nos Vingadores: Sem Rendição se confirmou no ano passado quando Hulk voltou dos mortos , depois de morrer na trama da Guerra Civil de 2016, quando Gavião Arqueiro atirou em Banner com uma flecha irradiada.


O Imortal Hulk retorna dos mortos em Vingadores # 682 (História de Al Ewing, Jim Zub, Mark Waid / Arte de Sean Izaakse)

Com Ewing e Bennett sendo levados para o Hulk, eles transformaram o monstro selvagem, muitas vezes burro, em uma força da natureza aterradora e inteligente, amaldiçoado para ser o protetor do insignificante Bruce Banner. Ele é inteligente, irritado, pode farejar mentiras, absorver a radiação gama e nunca pode ser morto. Este Hulk é simplesmente puro terror.

De acordo com Ewing, ele estava direcionando o Hulk como um personagem de terror quando o trouxeram de volta em Avengers: No Surrender, que se encaixava em algumas ideias que o editorial estava tendo. Mas quando chegou a hora de realmente lançar o retorno de Hulk como uma HQ solo, ele disse, Ewing não estava jogando sozinho - era uma situação em que muitas pessoas estavam lançando suas próprias interpretações sobre o personagem.

"Eu tive que ganhar a oportunidade de certa forma. E as primeiras treze edições compõem esse argumento, mas ao escrever essas eu criei um monte de outras situações que estão formando o plano de longo prazo", disse ele.


A história do Hulk é apresentada em Avengers # 684 (História de Al Ewing, Jim Zub, Mark Waid / Arte de Joe Bennett e Paco Medina)

Ewing disse que ficou agradavelmente surpreso com o sucesso da HQ.

"Os fãs do Hulk têm realmente apoiado essa jornada, apesar de estarmos colocando seu herói em contorções e convulsões incríveis - posso pensar em outros que ficariam absolutamente chocados com o que fizemos, mas os fãs do Hulk estão apenas feliz, o cara deles está ganhando um lugar ao sol, mesmo que seja um sol alienígena repugnante feito de carne se contorcendo, que está cobrindo o Hulk em um lodo grotesco ", disse ele em entrevista à SYFY WIRE. Ewing explicou por que ele queria trazer de volta os pilares do Hulk, Betty Ross e Rick Jones (com uma reviravolta), que tipo de filmes de terror inspiraram a atual jornada do Hulk, e como os próximos números do Immortal Hulk vão "mudar o jogo".


O Hulk não pode ser morto em The Immortal Hulk # 7 (História de Al Ewing, Arte de Joe Bennett)

Você pode falar um pouco sobre o trabalho de Joe Bennett nesta HQ e como funciona o seu processo de colaboração? Muitas pessoas não entendem o quanto os quadrinhos de colaboração são. O desenhista é responsável por preencher as peças que faltam com sua imaginação e inspiração, certo?

O que eu continuo voltando aqui, para ilustrar isso para as pessoas, é o Abominável. Não "o design para o Abominável" - o Abominável que todos estavam familiarizados. Isso começou quando Joe, em um e-mail, disse que gostaria muito de desenhar o Abominável. Minha resposta foi "bem, há um lugar na trama para ele aqui". O que teria acontecido se Joe não tivesse falado? Nós teríamos feito outra coisa. Em vez disso, Joe projetou o Abominável, e o design era tão bom - aqueles dedos faciais! - que toda a trama começou a se desenrolar em torno dele.

Não apenas as edições mais recentes, mas o final de todo esse ato da história agora é significativamente diferente, até os temas, porque estou escrevendo especificamente e entrelaçando-se com o trabalho de Joe. Se você quiser um exemplo menor - na edição 17. Eu pedi a "transformação suprema do Hulk" - eu sabia que iria conseguir algo de Joe, mas as cabeças múltiplas, cada cabeça de uma era diferente do Hulk ... é tudo dele. E, claro, toda a direção da série depois da edição # 5, em termos da quantidade de horror corporal que recebemos, baseou-se em sua contribuição. Se tivéssemos um desenhista diferente no Immortal Hulk, poderíamos ter tido tramas semelhantes acontecendo, mas teria sido um estilo de horror muito diferente - sem dúvida um menos visceral, menos imaginativo e menos bem-sucedido. Para dizer que ele me inspira a direcionar (pra essa pegada de terror) ainda mais, está batendo na unha bem na cabeça.


O Abominável se levanta dos mortos em Immortal Hulk # 18 e # 19 (Roteiro de Al Ewing, Arte de Joe Bennett, Capa de Alex Ross)

Que inspirações você usou para esta HQ? Eu vi inspirações de The Thing, e outros itens de horror, mas eu queria que você se aprofundasse um pouco mais.

O Enigma de Outro Mundo (John Carpenter) é a que eu continuo mencionando em entrevistas. Logo no início, Carl Gurtav Jung entrou, particularmente em termos da dicotomia do ego / sombra. Como muitas pessoas que eu pesquiso para esta HQ, ele tinha muitos de seus próprios demônios inconscientes, mas ele também era o agente 488 do OSS - se eu algum dia me recompor o suficiente para escrever uma história em quadrinhos bem pesquisada, Provavelmente será isso, mas, por favor, não esperem que eu dê a volta, criadores de quadrinhos - então ele estava do lado dos anjos no final. Eu provavelmente voltarei para ele e para a sombra coletiva em algum momento. De qualquer forma, havia também um pouco de Anna Kingsford, a filosofa do século 19 que ela escreveu em Vestida com o Sol, que eu mergulhei em muito para as coisas de Satanás. A Dra. Elizabeth Sandifer escreveu um blog e uma série de livros chamada Tardis Eruditorum, que faz uma ótima introdução a alguns conceitos esotéricos, se você for um fã de Doctor Who, que eu sou.

O quê mais? Musicalmente, eu recomendo "Re: Evolution" pelo Shamen - parece horrivelmente otimista agora, mas ainda é uma melodia estrondosa - assim como "Satan" por D.D.Dumbo e "The Sire Of Sorrow" de Joni Mitchell. E, em algum momento, preciso de tempo para ler William Blake, particularmente "America: A Prophecy e The Four Zoas". E assistir O Sétimo Selo. E, obviamente, estou fazendo uma longa releitura dos velhos quadrinhos do Hulk, e algumas das melhores idéias - como trazer de volta a Harpia - muitas vezes surgem de lá.

Eu não deveria dar a impressão de que sou diligente com essas coisas - muito disso é osmose, pegando recados que têm uma ressonância particular quando caem na minha órbita. O Immortal Hulk é na verdade uma HQ muito caótica, na medida em que flui em grande parte através da sincronicidade, embora exista um plano de longo prazo.


A visão horrenda de Bennett sobre o processo de transformação do Hulk é uma das melhores partes de Immortal Hulk # 8 (Escrito por Al Ewing, Arte de Joe Bennett, Capa de Alex Ross)

O que você adora no Hulk e o descreve como personagem? Ele trabalha melhor como herói ou monstro, ou ambos?

Ele trabalha melhor como ambos, eu acho. Eu gosto que ele não se encaixa em nenhuma caixa - uma das cenas primordiais do Hulk é a abertura dos Vingadores # 2, onde Thor está reclamando pelo Hulk estar quase nu em uma reunião com os outros Vingadores estando claramente enojados por ele. Eu realmente o vejo como uma figura contracultural, e desde o começo ele tem aquele apelo diegético para a juventude descontente - Superman sai com Jimmy Olsen, que no seu estado mais selvagem é "maluco", enquanto Hulk fica com Rick Jones, um delinquente juvenil que se apresenta jogando frango com uma bomba atômica.

O número 6 da série original é fabuloso. O Hulk recebe um fã-clube inteiro de adolescentes desajustados (nascimento da Brigada Juvenil), que são encantados por ele, apesar do fato de que ele é um monstro mal-humorado e seminu que, sem dúvida, não toma banho. (Essa edição toda é um campo minado psicológico. Ela vem exatamente no ponto original de cancelamento e, como tal, é a edição mais caótica, e sem dúvida a mais importante e poderosa da série original.) Enfim, ele é um ser maravilhosamente caótico em comparação com a maior parte do universo Marvel, então eu acho que a verdadeira resposta é que ele pode trabalhar como praticamente qualquer coisa.


Betty Ross, também conhecida como a Harpia, retorna para ajudar a magoar seu marido Bruce Banner em Immortal Hulk # 20 (História de Ewing, Arte de Joe Bennett, Capa de Alex Ross)

Você pode falar um pouco sobre como você abordou a evolução desses personagens em Immortal Hulk até agora? Vimos uma nova versão do Hulk, Abominável, Betty e Homem-Absorvente. Quão importante foi atualizar esses personagens?

Creel é o estranho que existe - tudo o que estou fazendo com ele é continuar o maravilhoso trabalho feito nele em Saladin Ahmed e na série Black Bolt de Christian Ward, que o deixou com sua esposa Titânia de uma maneira que eles não tinham visto um tempo. Mas em termos dos personagens Gama - eu acho que é muito importante fazer algo com eles que não tenha sido feito antes, ou pelo menos examiná-los de um novo ângulo. Então, no caso de Betty - como um exemplo - eu sabia que queria trazê-la de alguma forma imediatamente após o arco do Inferno, e eu queria me aproximar dela de um ângulo diferente do anterior. E é aí que mergulhar no passado profundo do Hulk pode trazer dividendos.

Eu tinha lido todo o arco da Red She-Hulk, e tinha visto como isso havia revelado Betty e apresentado sua personalidade, mas ao mesmo tempo tudo parecia bastante seguro, de certa forma. Voltando às histórias da Harpia originais depois disso - são os anos 70, eles não envelheceram espetacularmente, mas ao mesmo tempo, há um poder estranho lá dentro. Tudo isso vem diretamente do porão mental de um bando de hippies e bêbados - Red She-Hulk sente-se como se fosse uma escorregadia hollywoodiana, um derivado de uma marca estabelecida que está pegando fogo, enquanto Harpia é .. Harpia é uma criatura de um sonho que hesitaria em contar a um terapeuta.

Então, voltando ao ponto, acabei combinando os dois com o objetivo de voltar ao sentimento da Harpia - algo um pouco mais primitivo e interessante. E Joe, sendo Joe, tomou minha direção um pouco rouca de "Red She-Hulk com asas, garras, presas e grandes pés de pássaro" e me deu o que eu precisava para a história, que é um horror de Junji Ito. as profundezas do id (sistema básico da personalidade, que possui um conteúdo inconsciente, por um lado hereditário e inato e, por outro, recalcado e adquirido, de acordo com a segunda teoria freudiana do aparelho psíquico). O que me levou a ir mais longe com ela do que eu estava indo. Não tenho certeza se isso responde à pergunta, mas espero que, pelo menos, gesticule para isso.


Immortal Hulk # 13 (História de Al Ewing, Arte de Joe Bennett)

Quais são seus pensamentos sobre a história do Hulk na Marvel. Ele teve um estranho histórico de publicações com muitos erros, mas grandes sucessos espalhados entre eles. Você pode falar um pouco sobre a pesquisa que entrou nesta HQ e talvez sobre alguns de seus períodos favoritos do Hulk?

Meus períodos favoritos do Hulk - Peter David, obviamente. Eu entrei nisso quando criança. Mas o que me atraiu a conseguir o Hulk regularmente foi o Byrne e o Milgrom, de antemão - eu era um impulsionador de Byrne naqueles dias, apaixonado por sua arte, e foi isso que me atraiu, mas foi a história de Milgrom que me manteve lá. Era realmente estranho, assustador, bizarro - você tinha estranhas criaturas-cabeças, pacíficas centopeias gigantes, Bruce Banner se transformando em uma gigantesca criatura fantasma de gás e ameaçando se dissipar completamente - e tudo culminando no retorno do Hulk Cinza. Olhando para trás, para o ano de Milgrom, é quase uma inspiração para o que estamos fazendo agora em termos de passar de um status quo para outro com o máximo de estranheza, nunca sabendo o que você vai conseguir para cada edição.

E antes disso, claro, tivemos o período Mantlo. As pessoas realmente precisam cavar isso e explorá-lo - acho que agora está tudo em negociação. Por causa da minha idade e do meu ponto de entrada na Marvel, penso no período de Peter David como algo que eu estava por perto e o Mantlo como pré-história, mas ambos são igualmente importantes e revolucionários. Mantlo trouxe um toque poético e sombrio aos procedimentos, e é a sua versão de Brian Banner - e Rebeca Banner - que eu volto como uma pedra de toque quando trago os pais de Bruce para as coisas.

Eu vou ser honesto, eu poderia falar por horas sobre o Hulk. Há tanta coisa lá, e porque as pessoas só pensam no nível da superfície - "Hulk Smash", o programa de TV - é relativamente inexplorado, criticamente. Mas há muito lá. Eu diria que, como a dicotomia Super-homem / Homem-Aranha representa perfeitamente DC vs Marvel, Batman e o Hulk são outro desses eixos. Por um lado, um universo ficcional de ordem e estrutura, que se reinventa em alinhamento com os tempos - por outro, um universo fictício de caos de livre circulação, que torce e constrói sobre o que veio antes e contém multidões. (Embora, como o Hulk, Batman também seja um mar escuro e infinitamente mutável, como o vazio no livro de Gênesis. Espero que eles se juntem novamente em algum momento.)


Immortal Hulk # 24 (história de Al Ewing, arte de Joe Bennett e capa de Alex Ross)

Como é lançar uma HQ como esta para a Marvel, onde faz fronteira com o terror, e a reação é tão incrível? Foi uma surpresa quando começou a decolar?

Eu sabia que ia dar certo. Era o Hulk, eu sabia que estávamos fazendo um bom trabalho, as pessoas estavam famintas pelo que estávamos vendendo. Mas o que está acontecendo agora está muito além de "ok. Está indo tão bem agora que é realmente assustador, porque ainda estou escrevendo um trabalho experimental, caótico e sincrônico, e Joe ainda está se divertindo e se esforçando ao máximo no visual, mas parte de mim entende que, para citar a banda seminal dos anos 90, Take That, há uma estrada descendo do outro lado da colina, e não temos um mapa para o que acontece depois.

Eu quero deixar claro que a Marvel tem dado um toque muito leve com esta HQ - os editores com quem estou trabalhando, Wil Moss e Sarah Brunstad, e antes disso Tom Brevoort e Alanna Smith, todos sabem que podem me dar uma certa quantidade de corda que eu vou trazê-la para casa, e Immortal Hulk está provando que essa abordagem é bem sucedida. Isso não é Hollywood, e até agora ninguém está forçando para diluir a visão, e é possível que possamos estar inspirando outras experiências criativas de natureza semelhante. Mas com tudo isso dito, nada neste mundo é certo, e ou chegaremos ao fim em nossos próprios termos ou não, mas nada é para sempre. Olhe para o Batman. Coisas acontecem.

Você pode nos falar um pouco sobre o futuro do Hulk? Será que vamos ver um novo Hulk emergindo do antigo?

A mudança é uma constante no Immortal Hulk, e estamos chegando a um grande momento em que os temas que colocamos em movimento levam à sua conclusão. As edições # 23 e # 24 foram solicitadas, e elas sugerem que algumas grandes e ousadas ações devem ser feitas - mas a edição # 25 é a que vai mudar o jogo. As pessoas dizem muitas coisas assim - é o trem do hype -, mas honestamente quero dizer isso. É experimental de uma maneira que não tenho certeza desde os anos 70. E a partir daí, planejamos ir a lugares muito interessantes.

2 comentários:

W_Rocha disse...

Excelente conteúdo, parabéns. Mas, minha nossa, é uma baita mudança em um personagem consolidado como o Hulk, eu não aprovaria. A impressão é que deram o personagem para um louco de divertir porque não sabiam o que fazer com ele.

W_Rocha disse...

Excelente conteúdo, parabéns. Mas, minha nossa, é uma baita mudança em um personagem consolidado como o Hulk, eu não aprovaria. A impressão é que deram o personagem para um louco de divertir porque não sabiam o que fazer com ele.