terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Participações do Imortal Hulk em eventos que só servem para serem ignorados.


Volume 1 do Encadernado Vingadores: Sem Rumo.

O resumo abaixo contém S.P.O.I.L.E.R.S.

Do contrário do produtivo Os Vingadores: Sem Rendição... este que trouxe o Hulk de volta do mundo dos mortos apresentando parte do talento único do desenhista Joe Bennett e a proposta do escritor britânico Al Ewing... pelo jeito o evento posterior que trouxe o Hulk de volta aos Vingadores... não saiu como se esperava. Se o resultado apresentado deixara a desejar... isso não seria motivo para tanto alarde... já que Ewing fez questão de esclarecer que "Sem Rumo" serve apenas como entretenimento ácido.


Banner / Hulk após o arco "No Inferno"... onde ambos foram transportados para o inferno gama.

Publicações no Brasil fora de ordem cronológica é comum quando se trata da editora Panini... se você se deparar com a situação de Bruce Banner apresentado na imagem acima... ou até mesmo aqui (publicado em Os Defensores: A Melhor Defesa - 1)... não vai saber o que ele estava fazendo ali... ou como chegou ali. A culpa? Obviamente da própria Panini Comics... afinal todas as publicações no exterior são publicadas em suas respectivas ordens cronológicas... ou seja... com cada evento interligado com cada arco publicado seja numa mensal ou num especial... no caso de "Sem Rumo"... um evento que apresenta Banner e seu alter ego após o arco em que ambos voltam de um inferno gama... que ainda será publicado no Brasil no terceiro volume do Imortal Hulk.


Panini e sua "ordem cronológica".

O Hulk simplesmente dá as caras em "Sem Rumo"... e assim o verdão decide se unir aos Vingadores... e aqui vemos que Ewing não tem lá muitas opções para trabalhar com o gigante verde imortal... já que o roteiro de Mark Waid e Jim Zub não ajudam muito para tornar a participação do Hulk ao menos interessante. A arte é também um dos elementos que tornam a HQ desinteressante... se em "Sem Rendição" ela segurou as pontas para o trabalho magnífico de Joe Bennett... aqui vemos que ela dificilmente se segura sem a competência de um desenhista para um empurrão necessário.


Novos personagens.

Algo também deveras decepcionante em "Sem Rumo"... é não vermos nosso gigante de jade imortal torturar (ao menos com algumas porradas) o Gavião Arqueiro. Aqui o Hulk não representa a ameaça que ele é em sua série "Imortal Hulk"... proteção editorial para com o arqueiro? Vai saber... afinal os fãs mais ardorosos dos Vingadores escandalizariam até sabe-se lá quando caso o Hulk partisse pra brutalidade sem limites para com alguns de seus membros. Apesar de ser uma teoria deste que vos escreve... acredito que tenha lá fundamento... pois só assim pro Thor e até outros vingadores ainda não terem sido esmagados até a morte pelo golias esmeralda... ou ao menos um vislumbre do que foi apresentado em "Sem Rendição".


Gavião Arqueiro... o responsável pela morte de Bruce Banner em "Guerra Civil II"... se depara com o rei dos infernos na sua frente.

Como veem... se aporrinhem ou divirtam-se... ainda mais quando entra em cena o "Pesadelo"... um velho desafeto do Hulk... numa caracterização de gosto duvidoso.


Velhos personagens mofados numa trama cujo objetivo é entreter e nada mais.

O primeiro volume do encadernado apresenta cinco histórias que giram em torno da escuridão eterna... quando uma nova vilã é introduzida na trama para infernizar os "Heróis Mais Poderosos da Terra"... onde não se consegue simpatizar com a personagem... tão pouco se entusiasmar com sua origem.


Hulk... o cavaleiro da noite eterna.

A quinta e última história que compila o primeiro volume do encadernado... se encerra com a aparição de um certo cimério e sua espada selvagem.


Nas mãos do Hulk... o inimigo não merece compaixão!


O retorno de Conan no segundo volume do encadernado Vingadores: Sem Rumo.

O Hulk tem em mãos um artefato precioso que lhe concederá a noite eterna... enquanto que a Feiticeira Escarlate é transportada para a Era Hiboriana... a partir de então as histórias dão uma guinada graças ao ressurgimento de Conan... lutando contra monstros gigantescos... remetendo as boas épocas de seu título "A Espada Selvagem"... aqui numa nova roupagem por parte dos roteiros de Al Ewing... Mark Waid e Jim Zub. A Feiticeira tem uma visão de um Hulk enraizado com a face de um DEMÔNIO... cujo objetivo é o FIM DO MUNDO... o FIM DA RAÇA HUMANA! Um Hulk cinza e selvagem que odeia os fracos... uma criatura que Conan acreditara ser... a criatura de CROM.


O Hulk demoníaco.

Se fosse um evento inteiramente roteirizado por Ewing... creio que o tédio não seria tanto... afinal ele sabe trabalhar o gigante esmeralda como ninguém. Mas como estamos dentro de uma história cujo roteiro é compartilhado com outros dois roteiristas... é necessário paciência para vermos aonde isso vai chegar.


Tédio imortal.

A trama se desgasta... e o tédio começa pra valer... ainda mais quando os roteiristas (com exceção de Ewing) não sabem o que fazer para aproveitar o Hulk... decidindo tirá-lo de cena por conta de sua vulnerabilidade.


Hulk é vencido pela luz solar.

A trama não se torna ao menos agradável de acompanhar... ela se torna entediante... realmente sem rumo e tão pouco divertida.


Bruce Banner quer o fim do mundo.

A última história que compila o segundo volume do encadernado... é uma das mais vergonhosas dos quadrinhos. Tudo volta para a estaca zero... temos uma espécie de retomada do Universo Marvel em seu nível mais medonho. Se em "Sem Rendição" tivemos um grande diferencial graças ao ressurgimento do Hulk (numa trama que no geral foi também entendiante de se acompanhar)... aqui temos o oposto... onde tudo que lhe resta é a sua série Imortal... que vai muito bem... obrigado.


De volta ao ponto zero.
































Nenhum comentário: