sábado, 11 de janeiro de 2020

[IMMORTAL HULK] - Entendendo as personalidades de Bruce Banner.


A mente de Bruce Banner ainda é um dos pontos mais interessantes da trama.

As informações aqui contidas foram extraídas de Immortal Hulk #15... Incredible Hulk #370... Incredible Hulk #13... Incredible Hulk #24... Incredible Hulk #92... Incredible Hulk #347... Immortal Hulk #29 e Incredible Hulk #375

O aspecto mais interessante de Immortal Hulk... é o mais complexo. As personalidades de Bruce Banner que habitam em sua psique fraturada... até hoje é motivo para discussão... o que é desnecessário dizer que o conflito interno torna as histórias do Hulk voltadas para uma abordagem mais séria e obscura... afinal... estamos presenciando o funcionamento interno do lado escuro de uma mente humana.


O lado negro de uma mente humana.

Para Bruce Banner... fazer um acordo com suas personalidades distorcidas... nunca terminara bem... dependendo da situação. É mais fácil deixar sua versão selvagem aflorar... pois ela representa toda a sua ira reprimida... enquanto que o seu demônio interior... fruto de todos os seus traumas de infância... representa a total destruição... e para se fortalecer... ele usará da fúria iminente que a versão selvagem de Banner representa... com o tinhoso chegando próximo de seus objetivos... o fim do mundo com a extinção da raça humana.


Hulk demoníaco.

Dentre as duas personalidades... vale destacar algumas já dormentes... como o Professor... criada por Leonard Samson para impedir que outra destrutiva se manifestasse. Banner a renega... pois ela não o representa... e durante o período em que Bruce esteve exilado em um planeta alienígena... um Hulk frio e sagaz assumira o controle todo o tempo... sempre com seu interior cheio de ódio pela humanidade... o que o tornava ainda mais perigoso.


Território perigoso.

No meio de todas essas personalidades... encontra-se um Hulk cinza que se orgulha de sua estadia em Las Vegas... relembrando com louvor os tempos áureos em que trabalhava como leão de chácara para o dono de um cassino. Essa versão se vestia como um gangster... renegando primeiramente seu alter ego... Bruce Banner... só depois se sentindo na obrigação de se tornar uma espécie de tutor do cientista. E apesar das intenções (boas ou más... só saberemos com o tempo) desse Hulk... ele se sente incomodado com Banner... por este se envergonhar do que ele representa.


Aprisionado durante o dia.

Bruce cedera o controle operacional de suas personalidades para se comunicar com seu alter ego demoníaco... retendo um grau de autoridade. Quando o Hulk cinza se manifestava apenas durante a noite, foi por Bruce impor um limite para ele. A vergonha de Banner para com seu alter ego... se deu por conta dos intensos direcionamentos de sobrevivência do cinzento... graças aos excessos hedonísticos dessa versão que o assustava. Foi apenas quando Bruce aceitou o Hulk cinza como parte de si mesmo que esse Hulk começou a existir durante o dia.


A escolha.

Com Bruce se tornando mais confortável com o Hulk cinza... o cinzento se torna mais confortável com o sol. E ao se manifestar durante o dia... a luz solar o afeta. O Hulk cinza não é mais hostil do que as outras personalidades... ele aceitou o seu lugar no mundo... trabalhando por uma boa causa... e se preocupando com outras pessoas e seus sentimentos. Esse Hulk ainda não gosta de Banner... mas não há uma recusa... eles estão unidos e trabalhando juntos. Se for a vez dessa versão se manifestar durante o dia... significa que esse Hulk está se parecendo mais com Bruce.


Enfraquecido pela luz do sol.