quarta-feira, 30 de abril de 2025

"Marés".


Roteiro: Christopher Priest.
Arte: Jon Bogdanove.
Cores: Arsia Rozegar e Avalon Studios.
Letras: John E. Workman Jr.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Dezembro de 2001.
Publicado em 17 de outubro de 2001.


Nota: história inédita no Brasil.


Na nação de Wakanda, a Rainha da Justiça Divina confidencia ao jovem sacerdote chamado Kono que acredita ter perdido um amigo hoje e começa a contar a história...

O Hulk retornou a Wakanda, iniciando um confronto imediato com o exército Wakandano. No entanto, o ataque é rapidamente interrompido quando a Rainha da Justiça Divina chega ao local e o Hulk a reconhece como amiga. Ela convence o Hulk a cessar o ataque e se juntar a ela para o café da manhã. No entanto, isso se torna potencialmente perigoso quando a Rainha brinca que qualquer um que use um livro de receitas é burro. O Hulk ataca, dizendo que não é burro e esmaga o fogão com as próprias mãos, assustando a Justiça Divina. Mesmo assim, ela decide tentar manter o Hulk de bom humor.

Ela convence o Hulk a levá-la para a Barreira de Corais no Mar Báltico. O Hulk salta para lá em grandes saltos, e a Justiça Divina só consegue sobreviver à falta de oxigênio na atmosfera superior graças a um traje especial projetado por cientistas de Wakanda, que inclui um capacete que fornece um fluxo constante de oxigênio. Quando finalmente pousam, a garota coloca um fone de ouvido no ouvido do Hulk para que ele possa ouvi-la enquanto estão debaixo d'água. Ela então o leva para a água, onde procuram pelo Dankst, um submarino russo que havia afundado recentemente na área com todos a bordo. A Rainha convence o Hulk de que há filhotes presos lá dentro que precisam ser resgatados. Enquanto o Hulk levanta o submarino e se prepara para trazê-lo à superfície, eles são repentinamente atacados por um grupo de mergulhadores de águas profundas que atordoam o Hulk e fazem a Justiça Divina prisioneira. Enquanto ela é levada, o Hulk grita seu nome. A Justiça Divina logo se vê levada a bordo de outra embarcação sob o comando de Barney Fiddler, um representante do Governo dos Estados Unidos. Ela protesta contra sua captura, mas ele explica que o submarino russo contém nova tecnologia furtiva e está armado com inúmeras armas biológicas que eles devem proteger. O Violinista pede à Justiça Divina que convença o Hulk a ajudá-los a proteger a nave. No entanto, ela explica que o Hulk é como um grande animal idiota e que ele é burro demais para entender a política global.

De repente, o Hulk ataca o submarino do Violinista, permitindo que a Rainha provoque um incêndio a bordo. Graças ao seu traje especial, ela consegue se lançar de um tubo de torpedo para escapar de volta à superfície. Ela é pega no ar pelo Hulk, que a leva para a costa. Lá, ela descobre que o Hulk havia puxado o submarino para a costa. Quando ela pergunta como ele poderia saber disso, ele revela que ainda estava com o fone de ouvido. No entanto, o Hulk não está feliz com a Justiça Divina por chamá-lo de burro. Quando as equipes de reportagem chegam ao local, a Justiça Divina tenta explicar ao Hulk que se importa com ele. No entanto, o Hulk não acredita e prova que ela estava mentindo para ele o tempo todo, despedaçando a lateral do submarino. Enquanto a tripulação corre para fora em segurança, o Hulk percebe que não há filhotes presos lá dentro, provando seu ponto. Furioso com a farsa, o Hulk vai embora como uma tempestade.

... Quando a Rainha da Justiça Divina termina sua história, ela começa a chorar, dizendo que tornou o Hulk mais perigoso depois de trair sua confiança dessa forma.


Notas de Continuidade.


O Hulk e a Rainha Justiça Divina tornaram-se amigos durante os eventos de Pantera Negra (Vol. 3) #15.

A Justiça Divina acredita que o Hulk está retornando de uma aventura com os Defensores. No entanto, pouco antes desta história, o Hulk havia acabado de cortar laços com o grupo após os eventos de The Order #16.


Numeração do Legado.


Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel e no número do legado na capa, esta edição corresponde a Incredible Hulk #507.


"O Martelo Golpeia".


Roteiro: Erik Larsen.
Arte: Jorge Lucas.
Nanquins: Al Milgrom, Greg Adams e Al Vey.
Cores: Avalon Studios.
Letras: Randy Gentile.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Novembro de 2001.
Publicado em 6 de setembro de 2001.


Nota: história inédita no Brasil.


Na cidade de Nova York, o Hulk é atacado pelo assassino conhecido como Failan, do mundo subatômico de K'ai. De alguma forma, esse assassino retornou dos mortos e busca completar sua missão: matar o Hulk. Enquanto os dois se enfrentam, o Exército dos Estados Unidos chega ao local e ataca o Hulk com tanques, helicópteros e armaduras Mandróide. O Hulk derrota facilmente os soldados, derrubando alguns prédios sobre eles, e foge do local, deixando Fialan preso. Em outro lugar, o deus asgardiano do trovão, Thor, está ajudando a polícia de Nova York a subjugar um exército de bandidos fantasiados que têm atormentado a polícia ultimamente. Após a rendição dos bandidos, a polícia agradece a Thor por sua ajuda. Quando mencionam que o Hulk foi avistado no centro da cidade, Thor voa para ver se consegue conter seu antigo aliado.

Nesse ponto, o Hulk se mudou para o interior do estado, onde é perseguido pela Força Aérea dos EUA. Ao tentar revidar contra os caças, ele é repentinamente atacado por Thor. Quando uma demonstração de força não funciona contra o Hulk, Thor considera que eles estão muito equilibrados. Quando ele tenta acalmar o Hulk, isso não funciona, pois o Hulk ainda está muito bravo e ansioso por uma briga. A luta os leva a um canteiro de obras próximo. Lá, Thor teme que a batalha possa prejudicar os inocentes operários que foram forçados a se envolver no conflito. Para salvar vidas, Thor usa a magia de seu martelo para transportar a si mesmo e ao Hulk para outra dimensão. Eles chegam a uma dimensão repleta de criaturas monstruosas e lá, o Hulk consegue capturar Thor em uma avalanche, jogando-o contra a encosta de uma montanha. Com seu inimigo enterrado vivo, o Hulk decide explorar essa dimensão. Enquanto saltava pela paisagem, o Hulk inadvertidamente cai em areia movediça. O Hulk consegue se libertar à força, mas é atacado por uma criatura enorme com seis braços. O Hulk tenta se libertar, mas o monstro o engole inteiro.

Nesse momento, Thor se libertou dos escombros e viu que o Hulk havia sumido. Ele se pergunta se deveria simplesmente deixar o Hulk nesta dimensão, mas decide fazê-lo apenas se puder encontrá-lo e determinar que ele encontrou paz neste mundo. Naquele momento, o Hulk luta para se livrar da boca da criatura. Ele então nocauteia o monstro enorme e logo se vê cercado por um exército de criaturas muito menores. O Hulk luta contra essa horda noite adentro. É então que Thor alcança o Hulk. Vendo a destruição que ele causou, Thor diz ao Hulk que é hora de partir. Isso leva a outra batalha entre os dois, pois o Hulk agora não quer ir. Por fim, Thor ganha a vantagem ao nocautear o Hulk com um poderoso raio. Ele então atravessa as dimensões para voltar para casa. No entanto, no meio do caminho, o Hulk acorda, luta para se libertar e é enviado para outra dimensão.

Thor segue Hulk até encontrá-lo em um mundo estranho, onde criaturas alienígenas o adoram. Vendo que o Hulk está em paz, Thor pensa em deixá-lo para trás novamente. No entanto, quando o homem-monstro se acalma o suficiente para voltar a ser Bruce Banner, ele começa a engasgar por falta de ar. Vendo que a forma mortal do Hulk não poderia sobreviver neste mundo, Thor resgata Banner e o leva de volta para sua dimensão natal. No entanto, ao longo do caminho, Banner se assusta o suficiente para se transformar novamente no Hulk. Eles lutam ao longo da costa e Thor se entrega à sua fúria e invoca uma enorme tempestade para tentar levar o Hulk embora. Thor está prestes a retomar sua batalha, quando o Hulk aponta para todos os humanos que estão sendo levados pelas águas da enchente que Thor criou. O Hulk puxa os humanos para o lado e os coloca em um afloramento rochoso. O Hulk então dá a Thor uma opção: continuar a batalha ou salvar os humanos que ele colocou em perigo. Sem outra escolha, Thor encerra a tempestade e permite que o Hulk escape para que ele possa ajudar as pessoas que ele colocou em perigo. Com os afetados pela enchente recebendo atenção médica, Thor pensa em como o Hulk só atacava quando provocado e se pergunta se essa batalha poderia ter sido evitada se as pessoas tivessem prestado atenção aos avisos do Hulk e o deixado em paz.


Notas de Continuidade.


Thor menciona como ele e o Hulk foram membros fundadores dos Vingadores. Isso aconteceu em Vingadores #1; o Hulk posteriormente deixou o grupo na edição seguinte porque nenhum de seus companheiros de equipe confiava nele.

Hulk e Thor têm uma rivalidade de longa data e lutaram muitas vezes. Até esta edição, suas batalhas ocorreram em Avengers #3, Journey into Mystery #112, Savage Hulk #1, Hulk Smash Avengers #1, Sub-Mariner (Vol. 2) #35, Defenders #10, Hulk: Let the Battle Begin #1, Incredible Hulk #255, Incredible Hulk #300, Thor #385, Infinity Crusade #4, Mighty Thor #489, Avengers (Vol. 2) #5 e Fear Itself #5.


"Instinto Básico".


"E-ele vai ter que... (perto de chorar)... por minha causa. (Ah-huhh)... só dessa vez, pelo menos... ...deixe-o ficar sozinho em paz".

—Jennifer soluçou


Roteiro: Paul Jenkins.
Arte: Mark Texeira.
Nanquins: Mark Texeira.
Cores: Tom Smith.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Novembro de 2000.
Publicado em 6 de setembro de 2000.


Nota: história inédita no Brasil.


Sinopse: Um Hulk furioso chega a Manhattan, indo direto para os Heróis Mais Poderosos da Terra. O leitor não vai acreditar no que ele quer — ou no que sua prima Mulher-Hulk terá que fazer para detê-lo.


O Hulk retornou ao local da bomba gama onde nasceu para se reproduzir. Aqui, ele pensa na dor causada pela explosão da bomba que marcou seu nascimento. No entanto, sua mente se volta para as memórias vagas de Bruce Banner, de seu pai abusivo e de sua mãe protetora, e explode em uma fúria de lágrimas.

Naquele momento, na cidade de Nova York, os pensamentos profundos da Mulher-Hulk despertam a preocupação da líder dos Vingadores, a Vespa. Quando ela pergunta a Jennifer o que há de errado, a Mulher-Hulk diz a Janet que está pensando em seu primo, o Hulk. Ela conta à Vespa como tem sentido pena de si mesma nos últimos dias e, embora geralmente se recupere desse tipo de depressão, não consegue deixar de pensar em como isso deve ser difícil para Bruce Banner. Ela conta a Janet sobre como estava travando uma batalha judicial pelo Hulk e parecia que eles iriam vencer. No entanto, de repente, o caso estava encerrado, sem apelações, sem recurso, nada. Usando suas conexões como Vingadora, ela não encontrou uma explicação razoável para o motivo. Sabendo de tudo isso, ela não consegue deixar de se perguntar se seu primo se sente sozinho ou com medo.

Naquele momento, o Hulk está a caminho de Nova York e sua chegada é registrada pelos sismógrafos da Mansão dos Vingadores. O Visão relata isso ao Homem de Ferro, que vai ao Central Park para investigar. Lá, ele descobre o Hulk em fúria e pede reforços. Logo, o Homem de Ferro se junta ao Gigante, Triatlo, a Vespa, a Warbird, o Visão, a Feiticeira Escarlate e a Mulher-Hulk. Quando os Vingadores debatem como lidar com a situação, a Mulher-Hulk decide tentar argumentar com seu primo. No entanto, o Hulk não quer conversar e ataca sua prima. Enquanto o restante dos Vingadores luta para tirá-la do perigo, o Visão começa a acessar bancos de dados comportamentais para tentar encontrar alguma razão para o comportamento atual do Hulk.

Com a Mulher-Hulk resgatada, o restante dos Vingadores luta contra o Hulk enquanto a Feiticeira Escarlate gera a magia do caos necessária para tentar subjugar o homem-monstro. Os outros Vingadores não são páreos para a fúria sem limites do Hulk, mas seus ataques dão a Wanda tempo suficiente para completar seu feitiço e atingi-lo com ele. As magias causam uma agonia indescritível ao Hulk, que é forçado a reviver memórias felizes de sua falecida esposa Betty Ross. Isso faz com que o Hulk volte a ser Bruce Banner. Quando a Mulher-Hulk tenta se aproximar de seu primo, Bruce entra em pânico e se transforma no Hulk novamente. O Hulk empurra sua prima para o lado e a batalha recomeça. Nesse ponto, o Visão já coletou os dados de que precisa e diz à Feiticeira Escarlate que o Hulk não está zangado, mas se exibindo. Com base nos dados que compilou sobre os rituais de cortejo do babuíno, o Visão conclui que o Hulk está sendo excessivamente agressivo porque está tentando impressionar uma companheira adequada por meio de superioridade e submissão.

Quando percebem que o Hulk está usando as mesmas táticas para impressionar alguém da sua espécie, percebem que ele está fazendo tudo isso pela Mulher-Hulk. Essa reviravolta perturbadora leva Jennifer a perceber o quão confuso o Hulk realmente está e decide tentar mais uma vez encará-lo. Isso faz com que o Hulk pense em Betty e Jarella, as duas mulheres que ele mais amou e perdeu. Quando o Hulk tenta mostrar sua agressividade para a Mulher-Hulk, ela simplesmente lhe dá as costas. Quando o Hulk tenta fazê-la aceitar que ele é o mais forte que existe, ela o rejeita categoricamente. Essa rejeição deixa o Hulk triste, pois ele não quer mais ficar sozinho. A Mulher-Hulk vai confortar o bruto, dizendo-lhe gentilmente que isso nunca acontecerá porque eles são primos. Ela tenta dizer a ele que, embora nunca possa amá-lo da maneira que ele deseja, ela ainda se importa. Isso deixa o Hulk furioso e ele eventualmente se cansa e se afasta. Quando o Homem de Ferro tenta segui-lo, a Mulher-Hulk diz para ele deixar o Hulk em paz, dizendo entre lágrimas aos seus companheiros de equipe que eles deveriam honrar o pedido mais solicitado do Hulk desta vez: deixá-lo em paz.


Notas de Continuidade.


O Hulk reflete sobre sua infância abusiva, explorada pela primeira vez em Incredible Hulk #312.

A Mulher-Hulk fala sobre o caso que lutava em nome de seu primo. O Hulk foi incriminado pelo assassinato de mais de 300 pessoas em um acidente de avião comercial causado por seu inimigo Tyrannus, além de vários outros atos de violência ao longo de Hulk #111. Ele foi considerado culpado e a Mulher-Hulk tentou apelar do veredito. Esta aparição foi encerrada graças às maquinações do General John Ryker, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #1220.

O Hulk já lutou contra os Vingadores inúmeras vezes no passado. Esses encontros ocorreram em Avengers #2-3, Fantastic Four #26, Hulk Smash Avengers #1, Incredible Hulk #128, Sub-Mariner #35, Hulk Smash Avengers #2, Incredible Hulk #300, Incredible Hulk #316, Incredible Hulk #321-323, Hulk Smash Avengers #4, Incredible Hulk #434 e Avengers (Vol. 2) #4-5.

O Hulk é forçado a pensar em duas de suas amadas do passado que, na época desta história, estavam mortas:
A primeira é Betty Ross, que era o interesse romântico de Banner desde Incredible Hulk #1. Na época desta história, ela havia morrido recentemente de envenenamento por radiação, como visto em Incredible Hulk #466. Ela é ressuscitada mais tarde, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #62.
O Hulk também teve um breve romance com Jarella, a governante do mundo subatômico de K'ai. Ela foi morta em Incredible Hulk #205.


Quando minorias se aproveitam do Hulk.


"Esmague".


Roteiro: Christopher Priest.
Arte: Sal Velluto.
Nanquins: Bob Almond.
Cores: Brad Vancata.
Letras: Paul Tutrone.
Editores: Ruben Diaz e Frank Dunkerley.


Editor-chefe: Bob Harras.


Data da capa: Fevereiro de 2000.
Publicado em 8 de dezembro de 1999.


Nota: história inédita no Brasil.


Nojo! É de embrulhar o estômago uma história encarniçada dessas que a Marvel teve a indecência de publicar no final dos anos noventa. As tais minorias, que hoje são os 3%, só mostram que gostam de tirar proveito de personagens como o Hulk, que por sua persona selvagem, não é astuto o suficiente para perceber a maldade que o cerca. É repugnante saber que esses são os que querem ser aceitos, quando na verdade, sabem que sempre vão ser desprezados pela sociedade, afinal, são pessoas maldosas, que não devemos confiar.


O falso moralismo que coloca o Hulk contra a polícia.

"Você sabe para onde está indo?"


"Homem do cabelo burro dá um choque em Hulk! Hulk não gosta de ser eletrocutado!"

—Hulk


Roteiro: Paul Jenkins e Sean McKeever.
Arte: Kyle Hotz.
Nanquins: Eric Powell.
Cores: Arsia Rozegar e Avalon Studios.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Maio de 2001.
Publicado em 28 de março de 2001.


Nota: história inédita no Brasil.


O Hulk selvagem chega aos arredores da cidade de Wausau e se distrai com um outdoor colocado pela Igreja de Deus que faz a pergunta "Você sabe para onde está indo?". Uma boa pergunta, pois o Hulk não tem certeza. Ele decide ir para a cidade próxima, provavelmente atraído pelas luzes. O Hulk entra na cidade sem ser visto sob o manto da escuridão e se esgueira por um beco próximo.

Não muito longe dali, Simon Maddicks e sua namorada Nadine estão de passagem, a caminho de começar uma nova vida juntos. Eles estão perdidos, mas Simon acha que este pode ser o lugar certo para tentar se estabelecer. Embora ela pense que Maddicks possa estar tramando novamente, ela relutantemente decide segui-lo. De volta ao beco, o Hulk testemunha um tráfico de drogas e pensa em fazer um ataque de fúria, mas desiste. Não muito longe dali, Simon e Nadine discutem quando Nadine flagra seu namorado investigando uma loja de conveniência. Simon acredita que pode roubar este lugar com pouca ou nenhuma interferência. Ele ressalta que eles podem levar o que quiserem daqui, pois não haverá heróis fantasiados para detê-los. Ele então sugere que ela adote um nome legal para si mesma e sugere Corvo da Morte. Nadine não tem certeza se consegue lidar com isso, mas enquanto Simon veste sua fantasia de Picanço Assassino, ele diz a ela que, se ela o ama, ficará. Naquele momento, de seu ponto de vista privilegiado no beco, o Hulk observa um jovem casal saindo de um bar. Vê-los se beijando faz o Hulk pensar nas mulheres que amou e perdeu em sua vida, ou seja, Betty Ross e Jarella. A visão deixa o Hulk deprimido e ele volta para a escuridão.

De volta à casa do Doutor Samson, são 3 da manhã, e Leonard pede a Angela que volte para a cama. Ela continua parada na janela observando a chuva cair. Ela diz a ele que está preocupada com Bruce e como ele desapareceu depois que descobriu que o corpo de sua falecida esposa está em estase. Ela teme que essa revelação possa ser um grande revés para ele e que eles precisam apoiá-lo agora mais do que nunca. Em Wisconsin, Picanço Assassino roubou a loja com sucesso, mas ao sair correndo, é parado em seu caminho pela aproximação do Hulk. Quando Picanço Assassino atinge o Hulk com suas manoplas de pulso, o Hulk se recupera do seu medo por tempo suficiente para pisar forte e derrubar seu agressor. O Hulk então tenta continuar seu caminho, mas Picanço Assassino — pensando que o Hulk de alguma forma o rastreou até aqui — ataca novamente. Ele continua disparando rajadas até que o Hulk seja soterrado sob um prédio desabado. Pensando ter destruído o Hulk, Picanço Assassino comemora. No entanto, o Hulk emerge ileso dos escombros. Para a surpresa de Picanço, o Hulk não está interessado em lutar e apenas salta para longe.

Picanço Assassino comemora, pois acredita ter derrotado o Hulk. Ao retornar à van para ver se Nadine viu a batalha, ele fica horrorizado ao ver que parte do prédio também desabou sobre ela. Vasculhando os destroços, Picanço Assassino fica arrasado ao saber que Nadine morreu no impacto. Enquanto Simon Maddicks lamenta a perda de sua amada, o Hulk se enrola no topo de um telhado e adormece.


Notas de Continuidade.

Há inúmeras menções ao fato de que a esposa de Bruce, Betty Ross, havia morrido recentemente. Ela morreu de envenenamento por radiação em Incredible Hulk #466. Seu cadáver foi mantido em estase desde então. Ela na verdade será ressuscitada, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #62.

O Hulk também pensa em sua ex-amada Jarella, que morreu em Incredible Hulk #205.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #500.


O retorno do Sr. Tira-Teima.


A verdade está realmente "lá fora".


Roteiro: Paul Jenkins.
Arte: Kyle Hotz.
Nanquins: Eric Powell.
Cores: Steve Buccellato.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Dezembro de 2000.
Publicado em 25 de outubro de 2000.


Nota: história inédita no Brasil.


Joe Tira-Teima procurou Hack para um favor, mas o hacker nerd diz ao Hulk cinza que ainda lhe deve algo por ter ajudado no incidente com John Ryker. Tira-Teima se recusa a honrar o acordo que Hack fez com Banner, mas quando percebe que o hacker não vai recuar, ele cede. Logo, os dois estão a caminho da Base Aérea Wright-Patterson, em Ohio, onde Hack acredita que o governo está envolvido em um projeto de criação de híbridos alienígenas/humanos. Ao chegarem à cidade de Dayton, são observados por dois homens estranhos vestidos de preto, chamados Um e Dois. Eles acreditam que os dois estão indo para Wright-Patterson devido aos convites subliminares de um ser que chamam de "O Outro" e decidem intervir.

Logo, Joe Tira-Teima e Hack chegam à base aérea, onde Hack explica que a conspiração alienígena que ele procura pode ser encontrada sob um galpão de aparência indefinida na propriedade. O Hulk acha toda a ideia ridícula, simplesmente porque acha absurda a ideia de alienígenas vindo à Terra em segredo e fazendo experimentos de hibridização entre as duas espécies. Ao descobrir que Hack deseja obter uma amostra do híbrido que está sendo mantido na instalação, porque "as pessoas têm o direito de saber", o Hulk se resigna a ajudar Hack no resto de seu plano insano. O Hulk facilmente despacha o guarda e começa a entrar no galpão, sem saber que seus movimentos estão sendo monitorados pelo Coronel St. Hubbins, um homem sob o controle dos Homens de Preto. Por meio de seus comandos mentais, St. Hubbins ordena que seus homens permitam que o intruso entre na instalação secreta e invada seu santuário interno. Enquanto isso, o Hulk invade o galpão e descobre uma escada para uma instalação chamada Área 188. Ele fica surpreso ao descobrir que Hack estava certo, e é então que o sistema de segurança é acionado e Joe Tira-Teima se vê cercado por armas automáticas. No entanto, essas defesas dificilmente são páreo para o Hulk, que destrói as armas facilmente.

Observando pelos monitores de segurança, Um e Dois ficam perplexos sobre como uma criatura pôde invadir tão facilmente os níveis inferiores daquela instalação. Enquanto Tira-Teima se dirige à câmara secreta desta instalação, soldados cercam o galpão. Para piorar a situação, uma nave transportando os "Anciões" é detectada pelo radar e determinada a se aproximar da instalação, levando os dois Homens de Preto a considerarem abandonar a missão. Lá embaixo, o Hulk esmaga uma porta pesada e se depara com a máquina contendo o DNA híbrido alienígena/humano. Enquanto o Hulk recupera a amostra, um membro dos Anciões se teletransporta para a sala e diz ao Hulk que o híbrido pertence a eles e que veio buscá-lo. O Hulk fica fascinado pelo visitante alienígena, mas, antes que ele possa entregar o híbrido, Um e Dois chegam para tomá-lo para si. Isso leva a uma batalha entre os três alienígenas, com o Hulk no meio do fogo cruzado. Enquanto estão distraídos, os alienígenas descobrem que o Hulk conseguiu escapar com o híbrido em meio à confusão. Quando o Hulk retorna à superfície, Hack fica encantado ao ver que sua missão foi bem-sucedida.

No entanto, ao abrirem a unidade de contenção, descobrem que o "híbrido" não contém DNA alienígena e humano, mas sim uma versão híbrida de milho. O Hulk acha isso hilário, mas Hack fica chateado por sua descoberta não ter sido sensacional o suficiente para desmistificar qualquer teoria da conspiração. Ao saírem da cidade, são observados por Um e Dois, que ficam satisfeitos por tudo ter ocorrido conforme o planejado.


Nota de Continuidade.

Apesar de suas aparências semelhantes, os Antigos não têm laços aparentes com o Outro ou os Cinzas.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #495.


Curiosidades.

O título desta edição é uma referência ao slogan do drama popular de ficção científica, Arquivo X.





"Crime Desorganizado, Parte Um".


Roteiro: Paul Jenkins.
Arte: Kyle Hotz.
Nanquins: Eric Powell.
Cores: Joe Rosas.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Janeiro de 2001.
Publicado em 22 de novembro de 2000.


Nota: história inédita no Brasil.


Chicago, Alguns Anos Atrás...

Foster, um capanga do mafioso Jimmy Delfini, está prestes a torturar um homem que não pagou suas dívidas com a família. Vincent implora por sua vida, pedindo que essa transgressão seja esquecida, mas Foster não permite, pois dá um mau exemplo. Antes que ele possa começar a torturar Vincent, ele é interrompido por Pyles, o enorme motorista de Delfini, para grande irritação de Foster. No entanto, Pyles insiste que é importante e o leva até a limusine do Sr. Delfini. Olhando para dentro do carro, Vincent fica chocado com o que vê, mas diz a Pyles que ninguém sabe disso.


Hoje.

Joe Tira-Teima ainda controla o corpo de Bruce Banner e começa a gravar para manter seu alter ego informado sobre as coisas que ele tem feito enquanto estava no controle. Ele diz a Banner que está indo para Chicago para lidar com alguns assuntos inacabados e vai para lá no carro de Hack.

Ao chegar a Chicago, Joe Tira-Teima força sua entrada em um antro de jogos de azar ilegal administrado pela família Delfini. Anunciar sua identidade e lembrá-los de sua reputação em Las Vegas não impede os clientes de tentarem matar Joe, mas ele os afasta facilmente. Depois de derrubar seus agressores com facilidade, ele diz a um dos operadores que quer ver Jimmy Sr. sobre o dinheiro que lhe é devido. Ele é levado para uma sala nos fundos, onde conhece os filhos de Delfini, o perturbado Charlie, o simplório Dicky e seu suposto herdeiro, Jimmy Delfini Jr. Além disso, há Delfini, que se senta silenciosamente nos fundos. Foster rapidamente confirma as credenciais de Joe Tira-Teima e que a família Delfini lhe deve dinheiro. Eles mandam Joe embora enquanto conversam sobre a situação.

Jimmy Jr. quer pensar no assunto, mas Foster lhe diz que pagar Tira-Teima é provavelmente a melhor coisa a fazer nessa situação. Ele então "consulta" Jimmy Sr., que está claramente morto, e "confirma" que a cabeça fria prevalecerá. No entanto, Dicky diz a eles que já enviou seus homens para eliminar Tira-Teima. Nesse momento, Tira-Teima está se exercitando em seu quarto de hotel quando os homens de Dicky entram de rompante e abrem fogo contra ele. Naturalmente, as balas não causam dano a Tira-Teima, e ele facilmente derruba os homens. Ele então ordena que enviem uma mensagem a Jimmy Delfini Sr. informando que ele dobrou o dinheiro que sua família lhe deve. Quando um dos homens tenta explodi-lo com uma bazuca, ele os derrota novamente com facilidade. Quando a notícia chega aos irmãos Delfini, Jimmy Jr. decide que eles precisam declarar guerra contra Joe Tira-Teima para restaurar a honra da família, apesar dos protestos de Foster. Mesmo assim, Jimmy acredita que Tira-Teima foi contratado pela máfia chinesa para atacar a família. Não importa o quanto Foster proteste, os irmãos Delfini ainda insistem em lançar um ataque contra os chineses.

Em outro lugar, Joe Tira-Teima está atualizando sua gravação para Bruce Banner quando é confrontado por Foster, Pyles e Delfini Sr. O Hulk exige que ele receba o dobro mais juros e exige uma resposta de Jimmy Delfini Sr. Vendo que não há como evitar, Foster e Pyles revelam que Jimmy está morto há algum tempo.


Notas de Continuidade.

Há várias menções à época em que Joe Tira-Teima era um leão de chácara em Las Vegas. Isso ocorreu entre Incredible Hulk #347359.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #496.





"Crime Desorganizado, Parte Dois - Drogas em Chicago".


Roteiro: Paul Jenkins.
Arte: Kyle Hotz.
Nanquins: Eric Powell.
Cores: Steve Buccellato.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort e Marc Sumerak.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Fevereiro de 2001.
Publicado em 20 de dezembro de 2000.


Nota: história inédita no Brasil.


Joe Tira-Teima veio a Chicago para cobrar o dinheiro que lhe era devido por Jimmy Delfini, Sr. Após a tentativa fracassada do filho perturbado de Delfini de eliminar o Hulk, pensando que ele está em conluio com a máfia chinesa, o Hulk descobre por Foster e Pyles que Jimmy Delfini, Sr. está morto. Eles explicam que têm mantido essa morte em segredo dos filhos estúpidos de Jimmy, a fim de impedi-los de levar a organização ao fracasso devido aos seus comportamentos erráticos e violentos e às suas decisões mal tomadas. Durante anos, Foster secretamente comandou a família, garantindo que ela permanecesse lucrativa. Mas com os irmãos Delfini indo atrás da máfia chinesa, Foster dá ao Hulk os dois milhões que lhe são devidos e, além disso, oferece dez milhões adicionais por sua ajuda. Foster quer que as crianças Delfini sejam eliminadas, com Joe Tira-Teima fazendo o trabalho sujo para que Foster e Pyles possam assumir o controle da organização sem que pareça uma aquisição. Por dez milhões de dólares, o Hulk concorda em assumir o cargo, embora não goste da ideia de lutar com Pyles para completar a farsa.

Enquanto isso, Jimmy Delfini Sr. e seus irmãos reuniram seus homens e os preparam para a guerra contra a máfia chinesa. Eles deixam todos frenéticos e discutem a eliminação de todas as outras máfias rivais para que o nome Delfini tenha algum significado novamente. Como previsto, os três irmãos Delfini levam a máfia a um restaurante chinês abandonado. Enquanto Foster e Pyles observam, Pyles relembra sua infância e como se tornou um keão de chácara de Delfini. Além do medo de cachorros, ele é o homem mais forte da cidade e fica furioso por ter que servir de capanga para os filhos idiotas de seu falecido chefe. Enquanto os irmãos Delfini e seus homens tentam em vão abater o Hulk, Pyles decide tentar a liderança da máfia. Para isso, ele pega o corpo de Jimmy Sr. e o usa para espancar Foster até a morte. Ele então desce para a batalha e enfrenta o Hulk mano a mano. Pensando que isso ainda faz parte do roteiro, Pyles o ataca.

Rapidamente percebendo que a luta é real, o Hulk descobre que Nobby Piles é mais do que capaz de igualar sua força. Enquanto os dois lutam, o Hulk é jogado em um pet shop. De repente, ele se lembra de um boato que circulava em Las Vegas sobre como Nobby (Pyles) tinha medo de cachorros. Quando ele joga filhotes em seu oponente, esse boato se confirma. Com Nobby paralisado de medo, o Hulk exige o pagamento dos irmãos Delfini derrotados. Com seus doze milhões de dólares, Joe Tira-Teima deixa Chicago. Ele então atualiza seu comentário gravado para Bruce Banner, dizendo-lhe que os irmãos Delfini agora têm controle total sobre a máfia, e comenta que Chicago é o seu tipo de cidade.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #497.


"Esmagamento de Titãs".


"Se os gigantes vencerem... se o Olimpo cair... então o eixo cósmico se desloca. E o Devorador de Deuses... FESTEJARÁ".

—Demogorge


Roteiro: Greg Pak e Fred van Lente.
Arte: Khoi Pham, Eric Nguyen, Reailly Brown e Bob Layton.
Nanquins: Paul Neary, Eric Nguyen, Carlos Cuevas e Terry Pallot.
Cores: Dennis Caiero, Eric Nguyen, Chris Sotomayor e Guru-eFX.
Letras: Joe Caramagna.
Editores: Mark Paniccia.


Editor-chefe: Joe Quesada.
Classificação: Aviso aos Pais (15 anos ou mais).
Preço Original: $3.99.
64 páginas.


Data da capa: Junho de 2008.
Publicado em 23 de abril de 2008.


Nota: história inédita no Brasil.


Sinopse: "32 PÁGINAS!? BAH! O HULK PRECISA DE UMA HQ MAIOR! HULK ESMAGA HOMEM DE SAIA COM BARBA FÊMEA!" Calma, grandalhão. Você vai precisar de força para enfrentar o Leão do Olimpo, o INCRÍVEL HÉRCULES! Estamos trazendo para você uma história NOVÍSSIMA com A mais ESMAGADORA, DESTROÇADA, ESPANCADA e AMARRADA que você JÁ viu, e DEPOIS estamos trazendo para você algumas das melhores histórias do HULK e do HÉRCULES de antigamente! QUE COMECE A LUTA!


O Presente:


Amadeus Cho, Hércules e Atena estão dando um tempo em sua busca por um tempo livre em um bar na cidade de Nova York. Depois de derrotar Hércules em um jogo de fliperama, Amadeus se senta com Atena. Enquanto discutem suas recentes provações, Cho admite que o Hulk poderia tê-los matado durante sua guerra contra o planeta Terra. Cho percebe que idolatrava o herói errado. Atena observa que Amadeus não deveria necessariamente idolatrar Hércules em vez do Hulk, pois ela tem uma história para lhe contar que envolve tanto Hércules quanto o Hulk.

Ela começa contando como Gaia era a mãe de todos os deuses da Terra. Entre seus filhos estava o Demogorge, um ser poderoso que quase destruiu a Terra três vezes. Quando Urano perseguiu os Ciclopes, ela enviou os Titãs para bani-lo. Quando os Titãs escravizaram os Ciclopes, ela enviou o panteão olímpico de deuses para lidar com eles também, banindo-os para o reino de Tântalo. Ela então conta como Gaia se manteve longe dos assuntos dos mortais ou deuses até a era dos heróis. Há alguns anos, o Hulk foi reduzido a uma criatura sem cérebro e provocou um massacre por Nova York. Sem outra escolha, o Doutor Estranho foi forçado a banir o Hulk para a dimensão da Encruzilhada. O objetivo era dar ao Hulk a oportunidade de encontrar um mundo que atendesse às suas necessidades. No entanto, a cada mundo que visitava, o Hulk ficava cada vez mais infeliz. Essa miséria atraiu a atenção de Gaia, que se compadeceu do monstro gerado por raios gama. O Hulk logo se vê transportado para o Olimpo. Confuso e desorientado, o Hulk começa a se enfurecer, atraindo a atenção dos deuses.

Enquanto isso, na Terra, Hércules participa de uma luta beneficente com os lutadores da Federação de Luta Livre de Classe Ilimitada no Madison Square Garden. Hércules consegue derrotar todos os combatentes no ringue, incluindo o Coisa. Com a luta encerrada, Hércules é contatado por Hermes, que lhe diz que ele deve retornar ao Olimpo imediatamente. De volta ao Olimpo, o Hulk encontra Zenão e Cálias, dois remanescentes devastados pela batalha dos outrora orgulhosos Titãs que buscam libertar seus irmãos do Tântalo. Sentindo que o Hulk é uma criatura de espírito nobre, os dois Titãs o convidam para o seu lado e conquistam a amizade do bruto irracional, oferecendo-lhe um pouco de sua cerveja. O Hulk e seus novos amigos são logo avistados por Ares e Atena. Quando Ares desce para enfrentar o trio, ele fica chocado quando sua lança se quebra contra a forma impenetrável do Hulk. Isso enfurece o Hulk e ele nocauteia Ares com um único golpe. Impressionados com a força do Hulk, os dois Titãs o convencem de que os Olimpianos são seus inimigos e apontam para o palácio dos deuses.

O Hulk salta para o palácio, onde assusta Zeus e os outros deuses. No entanto, antes que ele possa atacá-los, Hermes chega com Hércules. O semideus então enfrenta o Hulk em batalha. Os dois lutam, mas estão empatados. Ares logo chega e tenta atacar o Hulk, mas Hércules não quer interferência. Hércules então convence o Hulk a cessar a luta. Nesse momento, os Titãs conseguem quebrar o selo que mantém seus irmãos presos em Tântalo. Cronos então lidera seus exércitos contra os Olimpianos. A libertação dos Titãs convoca Demogorge, que veio para consumir todos eles. Com suas vidas em jogo, Hércules e os outros entram em batalha. Sem entender completamente o que está acontecendo, o Hulk se junta aos Deuses em suas batalhas. No entanto, o bruto fica mortificado quando Hércules mata Zenão e Cálias. Os Olimpianos então forçam os Titãs a voltarem para Tântalo e consertam o selo. Com o status quo restaurado, o Demogorge parte, avisando os deuses que seus dias chegarão em breve. Embora Hércules se alegre com a vitória, o Hulk está descontente com o assassinato de seus novos amigos. Sua infelicidade então ativa o feitiço que o envia de volta para a Encruzilhada.

Atena conclui sua história, e a deusa avisa Amadeus que Hércules é leal ao pai e seguirá suas ordens sem questionar. Ela explica que, às vezes, até os Deuses precisam se transformar em monstros.


Notas de Continuidade.


Mencionam-se os desenvolvimentos recentes nas vidas de Amadeus Cho e Hércules. Eles eram fugitivos da lei após ajudarem o Hulk durante World War Hulk, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #105111, e estavam se vingando da SHIELD por volta de Incredible Hulk (Vol. 2) #112 e Incredible Hercules #113115.

Esta história recapitula os eventos de Incredible Hulk #299300, quando o Hulk devastou Nova York e foi banido para a Encruzilhada pelo Doutor Estranho.

Os flashbacks do Hulk na Encruzilhada incluem sua batalha com os Cavaleiros de Ferro e a morte de Zgorian, ocorrida em Incredible Hulk #302304.

O flashback nesta história acontece durante um período em que o Coisa estava associado à UCWF (Federação de Luta Livre de Classe Ilimitada) por volta de Thing #2835.

No flashback, Atena e Ares relembram a última vez que encontraram o Hulk. Isso aconteceu em Avengers #100.