terça-feira, 13 de maio de 2025

Perguntas difíceis.


"Então, estou te fazendo uma pergunta. Se você estivesse lá, quando eles estavam debatendo se deveriam ARRUINAR A MINHA VIDA... em quem você teria votado?"

 —Hulk


Roteiro: Christos N. Gage.
Arte: Andrea Di Vito.
Nanquins: Andrea Di Vito.
Cores: Laura Villari.
Letras: Joe Caramagna.
Editores: Andy Schmidt.


Editor-chefe: Joe Quesada.


Data da capa: Agosto de 2007.
Publicado em 27 de junho de 2007.


Nota: história publicada no Brasil apenas na mensal X-Men Extra 79.



Capa Variante.


Sinopse: Quando os Illuminati votaram para lançar o Hulk ao espaço, o Professor X não estava lá... mas o Hulk acabou de descobrir que deveria estar. Então, ele aparece no Instituto Xavier para fazer algumas perguntas diretas, no estilo Hulk. Com as outras equipes fora, apenas o Fera e os Novos X-Men se interpõem entre a raiva avassaladora do Hulk e o Professor... sem mencionar os alunos mais jovens que seriam pegos no fogo cruzado. Será que os X-Men em treinamento conseguirão sobreviver à ira do Gigante de Jade até que as outras equipes X retornem? Ou os jovens mutantes se tornarão vítimas do Hulk Contra O Mundo?


Há Pouco Tempo:


O Professor X se encontra com o Homem de Ferro na sede da S.H.I.E.L.D. em Nova York para relatar o recente encontro dos X-Men com os Shi'ar. Depois de contar a Stark que Destrutor e Polaris decidiram ficar na galáxia Shi'ar, Tony pede que ele os mantenha de olho no Hulk. Ele então explica que, enquanto Charles estava ausente, os Illuminati votaram pelo exílio do Hulk no espaço após um ataque de fúria em Las Vegas. Observando que o Príncipe Submarino votou contra essa decisão, Tony se pergunta em qual Xavier teria votado se estivesse lá, para o qual Charles não tem resposta.


Hoje.


No Instituto Xavier de Ensino Superior, Charles usa o Cérebro para procurar sinais de novos mutantes nascidos desde o Dia M, mas não encontra nada. Ele teme que o gene mutante tenha sido apagado de alguma forma e que sua raça esteja ameaçada de extinção. No andar de cima, o Fera conduz os Novos X-Men por uma sessão de treinamento na sala de estar da mansão, a fim de ensiná-los a lidar com situações de combate onde pessoas inocentes possam estar presentes. De repente, o chão começa a tremer quando o Escritório de Emergência Nacional chama o Esquadrão Sentinela para longe de seu posto de defesa da escola. Rapidamente, o Fera e seus alunos ligam a televisão e veem o Hulk exigindo que a população da Terra entregue o Senhor Fantástico, o Doutor Estranho e o Homem de Ferro. Ele explica que eles são responsáveis ​​pela destruição de seu novo lar, Sakaar, e exige vingança. Para provar a seriedade da situação, o Hulk mostra o corpo espancado de Raio Negro e avisa o povo da Terra que isso acontecerá com o mundo inteiro se eles não atenderem aos seus desejos. Os Novos X-Men insistem em ir ajudar, mas o Fera nega, dizendo que as outras equipes de campo já estão a postos. De repente, o chão começa a tremer novamente. Na frente da escola está o Hulk, que exige que os mutantes dentro da escola entreguem Charles Xavier imediatamente.

O Fera ordena que Prodígio leve os outros alunos para um lugar seguro enquanto ele e os Novos X-Men saem e enfrentam o Hulk, avisando-os de que este é o Hulk em seu momento mais perigoso. Ele os lembra que um quarto da população mutante restante na Terra vive aqui e eles lutam para impedir que sejam exterminados. Enquanto Xavier leva os outros alunos para um lugar seguro, o Fera confronta o Hulk, mas se recusa a entregá-lo ao monstro gerado por raios gama. O Hulk esbofeteia o mutante hirsuto, levando os Novos X-Men a entrarem na batalha, forçando o Hulk a voltar para fora. Enquanto isso, o Fera se recupera do golpe e reúne Elixir, dizendo-lhe para usar seu toque mortal no Hulk. Quando o garoto expressa sua preocupação em matar um ser vivo, o Fera garante que o fator de cura do Hulk o impedirá de morrer. Levando seu aluno para o meio da batalha, o Fera chega perto o suficiente do Hulk para que Elixir faça seu trabalho. Infelizmente para eles, o Hulk praticamente não se enfraquece com o ataque e derrota facilmente os jovens mutantes, avisando-os para recuarem ou enfrentarem as consequências. Quando eles se recusam a recuar, o Hulk facilmente domina e incapacita cada um.

Mas, antes que o Hulk possa esmagar Mercury, ele é cortado nas costas por Wolverine, que acaba de chegar com uma equipe de X-Men veteranos. Antes que eles possam começar a lutar, o Professor X sai para enfrentar o Hulk. Embora fisicamente inferior, Xavier tenta derrotar o Hulk com seus poderes telepáticos. Buscando nas memórias do Hulk, ele relembra o tempo do Hulk em Sakaar e como ele encontrou o amor com Caiera, a fortaleza, apenas para perdê-lo quando ela foi vaporizada por uma enorme explosão. Os X-Men ficam horrorizados com o que veem, mas Xavier garante ao Hulk que o resto dos Illuminati não teria plantado uma bomba intencionalmente para tentar destruí-lo. O Hulk então revela que sabe que Xavier deveria estar na reunião onde seus aliados votaram para lançá-lo ao espaço. Como Xavier não estava lá naquele dia, ele agora exige saber como Xavier teria votado se estivesse presente.


Notas de Continuidade.


Esta história se passa entre as páginas 20 e 23 de World War Hulk #1.

Durante o flashback de abertura, o Homem de Ferro e o Professor X discutem assuntos pertinentes à história recente da época. Esses itens incluem:
Como Destrutor e Polaris estão no espaço com os Piratas Siderais, isso aconteceu após os eventos de Uncanny X-Men #475486.
O Hulk entrou em fúria através de Las Vegas em Fantastic Four #533535.
Os Illuminati votaram pelo exílio do Hulk em New Avengers: Illuminati #1 e agiram de acordo com esse voto em Incredible Hulk (Vol. 2) #91. Eles descobriram que o Hulk estava perdido no espaço em Incredible Hulk (Vol. 2) #100.

Xavier procura por vestígios de novos mutantes e não encontra nenhum. Isso se deve à distorção da realidade causada no final de House of M #8, que fez com que a maioria dos mutantes na Terra perdesse seus poderes e impedisse o nascimento de novos mutantes, praticamente levando a raça mutante à extinção.

O Hulk derrotando Raio Negro quase até a morte aconteceu em World War Hulk #1. No entanto, sem que ninguém soubesse na época, Raio Negro havia sido substituído por um espião Skrull, como revelado em Secret Invasion: Inhumans #3.

O Fera menciona que lutou contra o Hulk várias vezes. A primeira delas foi em X-Men #66. Ele também lutou contra o Hulk em Incredible Hulk #161.

O Hulk percebe que o Professor X está andando novamente; sua mobilidade restaurada foi causada pelo contato com o Cristal M'kraan em Uncanny X-Men #486.

Charles Xavier resgata as memórias do tempo do Hulk em Sakaar, que foram narradas em Incredible Hulk (Vol. 2) #92105.

Hulk já lutou contra os X-Men em X-Men #66, X-Men vs. Hulk #1 e Incredible Hulk #455. Ele também enfrentou o X-Factor em Incredible Hulk #336-337.


Sem resgate.


"Vou ver você se juntar aos seus amigos no paraíso dos robôs."

—Hulk


Roteiro: David Michelinie e Bob Layton.
Arte: Bob Layton.
Nanquins: Tim Dzon.
Cores: Paul Becton.
Letras: Janice Chiang.
Editores: Howard Mackie.


Editor-chefe: Tom DeFalco.


Data da capa: Outubro de 1989.
Publicado em 27 de junho de 1989.




Sinopse: O Homem de Ferro tenta libertar Madame Máscara da Hidra, e esbarra de frente com o braço direito da organização — o Hulk!


Se há algo memorável no Sr. Tira-Teima, é quando ele é escrito por outros roteiristas que expandem seu conceito, que foi limitado por Peter David em sua estadia em Las Vegas. Por exemplo, temos essa versão do Hulk mostrando sua força descomunal e até mesmo sendo anti-social. Ciente de que a persona do Hulk Cinza era má (mesmo ele fazendo o bem), Peter Paspalhão (Peter David), passou a adotar um novo conceito, com Tira-Teima sendo mais humano e não tão vilanesco, o contrário do que o criador do Hulk, Stan Lee, estabeleceu na primeira história do personagem. Cada vez mais, este que vos escreve, se enoja de Peter David, ainda mais quando, atualmente, ele mostrou todo seu mau-caratismo. Verme!

Dupla cilada.


"Parafraseando um velho amigo do exército: eu adoro quando um plano dá certo."

—Caolho


Roteiro: Chris Claremont.
Arte: John Buscema.
Nanquins: John Buscema.
Cores: Glynis Oliver.
Letras: Ken Bruzenak.
Editores: Bob Harras e Daryl Edelman.


Editor-chefe: Tom DeFalco.


Data da capa: Junho de 1989.
Publicado em 14 de fevereiro de 1989.



Capa Variante.


Continuação da edição anterior...


No Hotel Soberano, o Hulk sai do chuveiro e fica furioso ao descobrir que alguém trocou todos os seus ternos e encheu suas malas com calças roxas rasgadas, com um bilhete dizendo "Sabemos quem você é! Saia da cidade!". Sem o conhecimento do Hulk, este é o primeiro de muitos tormentos de Logan. Este é o primeiro tormento orquestrado pelo mutante para manipulá-lo e arruinar as operações de Nguyen Coy na cena do crime de Madripoor. Joe Tira-Teima fica furioso e jura se vingar de quem pregou essa peça nele.

Naquela noite, enquanto Caolho, Jessica Drew, o General Coy, sua sobrinha Karma, Lindsay McCabe, Tigre e o Capitão Tai, da polícia de Madripoor, desfrutam de uma noite de música no Bar do Príncipe, o clima se anima com a chegada do Hulk. Quando ele arromba a porta, O'Donnell fica furioso até que o Hulk o intimida e então paga pelo dano. Sabendo que Caolho é o homem a quem recorrer para obter informações em Madripoor, e sem saber que foi ele quem colocou todas as calças roxas em seu quarto de hotel, Caolho vai até ele em busca de informações sobre Coy. Todos acreditam que uma briga está prestes a começar e começam a fazer apostas, mas, para a surpresa de todos, Caolho concorda em ajudar o Hulk. Levando-o para fora, Hulk lhe diz que, antes de ir atrás do homem que foi contratado para procurar, quer saber com o que ele está lidando. Antes que eles possam ir a qualquer lugar, um caminhão de Madripoor passa zunindo espirrando água no Hulk. Furioso, o Hulk corre até o caminhão e o esmaga, percebendo tarde demais que ele está carregando lixo. Com seu traje arruinado, Caolho decide atormentar ainda mais o Hulk, fornecendo-lhe a "única" roupa do seu tamanho: uma calça roxa.

Caolho o leva a uma casa de massagens que, na verdade, é uma fachada para o tráfico de escravas e convence o Hulk a ajudá-lo a resgatar todas as mulheres capturadas. Eles agridem os operadores do estabelecimento e, quando o dono tenta causar problemas a Logan pelo incidente, o Hulk esmaga sua operação e avisa o traficante de carne para não irritá-lo. Voltando para seu quarto de hotel, o Hulk é enganado por Logan para esperar até o amanhecer. Quando ele retorna à forma de Bruce Banner, Logan garante que seja Banner, e não o Hulk, quem colha os frutos do resgate das mulheres. Quando o Hulk retorna à noite, ele está furioso porque Banner conseguiu se divertir e não ele, fazendo o jogo de Logan.

Naquela noite, Logan o leva em outra viagem falsa, desta vez rastreando-o até um santuário logo acima da maior usina de processamento de cocaína em Madripoor. Desconfiado de Caolho, o Hulk o envia primeiro, mas Caolho consegue escapar e usar suas garras para cortar o chão e jogar o Hulk contra a usina. Quando os guardas o atacam, ele desmonta o local e os faz fugir. Quando Logan lhe explica o que fez, o Hulk percebe que foi enganado. Antes que possa prosseguir, Coy aparece com seus subordinados Baderna e Sanguinário, furiosos porque o homem enviado para ajudar suas operações não fez nada além de destruí-las. Quando o Hulk descobre que Coy é um chefão do crime, ele percebe que foi enganado para ajudar mafiosos e se recusa a fazer qualquer coisa desonesta, já que seu empregador, Berengetti, não lida com operações ilegais.

Furioso por ser usado como um peão, Tira-Teima pergunta a Logan como ele vai impedi-lo de virar Madripoor de cabeça para baixo e assumir o controle. Logan explica a ele que metade do dia é luz solar, o que o torna vulnerável ao se transformar em Bruce Banner. O Hulk não gosta disso e, depois de dar um soco na cara de Caolho, concorda em ir embora. Na noite seguinte, Caolho organiza um voo para o Hulk retornar aos Estados Unidos, dando a ele a oportunidade de pregar uma última peça no Hulk: dizendo que ele está voando para o oeste para aproveitar o voo noturno. Ele engana Hulk, fazendo-o pegar um voo para o leste, na direção do sol nascente. Quando Hulk percebe, é tarde demais e ele se transforma novamente em Bruce Banner, amaldiçoando o nome de Caolho.


Sinopse de "A Wolverine Gallery".

Arte pin-up na contracapa.


Notas de Continuidade.

Wolverine e Hulk se cruzam novamente em Marvel Comics Presents #54-61.


Tira-Teima na cidade.


Roteiro: Chris Claremont.
Arte: John Buscema.
Nanquins: John Buscema.
Cores: Mike Rockwitz.
Letras: Ken Bruzenak.
Editores: Bob Harras e Daryl Edelman.


Editor-chefe: Tom DeFalco.


Data da capa: Maio de 1989.
Publicado em 10 de janeiro de 1989.


Continuação da edição anterior...


Em Tahoe, Nevada, o Sr. Tira-Teima foi contratado como um favor de seu chefe Berengetti para ajudar um de seus colegas chefões do crime. O chefão do crime explica que começou a trabalhar com um homem do Extremo Oriente que aparentemente era de grande reputação, porém notícias recentes deixaram o chefão do crime em dúvida e pediu ao Sr. Tira-Teima que viajasse a Madripoor para investigar. O Hulk aceita o trabalho e, quando o chefão do crime lhe oferece uma posição, Hulk respeitosamente recusa.

Em Madripoor, no palácio do Príncipe de Madripoor, Caolho, Jessica Drew, Lindsay McCabe, sua tia Karma e os inconscientes Sanguinário e Baderna estão agora diante do próprio Príncipe de Madripoor, que veio interromper a batalha. O Príncipe não está feliz por eles terem devastado uma das alas de sua casa e matado um de seus animais de estimação, mas seu tom muda ao ver Lindsay. Ao reconhecê-la como atriz, o Príncipe declara ser um grande fã, a acompanha até a saída e ordena que suas tropas preparem hóspedes confortáveis ​​para todos, para grande irritação de Coy.

De volta aos Estados Unidos, a chofer do Hulk, Connie, pára para abastecer sua limusine. Ela atrai a atenção de uma gangue de motoqueiros, cujo líder tenta convencê-la a um "encontro". Quando ela recusa, o líder Dex lhe dá um soco no rosto e arranha a pintura do carro com sua faca. Isso faz com que o Sr. Tira-Teima saia do carro, e a princípio a gangue o enfrenta, mas quando ele começa a destruir as motos, o líder tenta fugir. Hulk o detém e o avisa que ele é um sujeito insignificante em Las Vegas e que deveria aprender seu lugar. Ele então ordena que a gangue conserte a pintura de seu carro antes de pegar uma das motos e continuar sua jornada até o aeroporto.

Em Madripoor, Tigre anda de um lado para o outro em seu quarto, debatendo o que fazer e como se livrar da armadura indestrutível em que está presa. Ela é agarrada por Logan e puxada para o telhado. Quando ela o chama de Wolverine, ele a lembra que Wolverine está "morto" e que ela deveria chamá-lo de Caolho. Ele argumenta com ela que Coy assumir todo o império criminoso de Madripoor seria muito perigoso e que, embora ambos o queiram morto, a melhor coisa a fazer é permitir que ele tome conta dos mercados de drogas e escravas abandonadas em Madripoor para que ninguém pior do que Coy se aproprie desses mercados negros. Enquanto o Hulk se prepara para voar para fora de Los Angeles, Coy e Tigre fazem um acordo diante do Príncipe de Madripoor, que manda seus guardas escoltá-los para fora. Depois que os dois chefões do crime se vão, o Príncipe convida Caolho, Jessica e Lindsay para um passeio por seu palácio. Lindsay fica surpresa ao descobrir que o Príncipe, um fã dela, tem um quarto inteiro dedicado a ela e seus filmes, com estátuas feitas de cada um dos papéis que ela interpretou em filmes de Hollywood. Lindsay conta ao Príncipe que parou de atuar depois que um encontro com Víbora a levou ao hospital.

No Hotel Soberano, Coy desabafa suas frustrações por perder o domínio completo sobre o mercado criminoso de Madripoor. Karma vai para outro quarto para se trocar quando é invadida por Baderna, que está bêbado e querendo se "divertir" com ela. Antes que ele possa fazer qualquer coisa, Caolho o ataca e Karma usa seus poderes para fazê-lo dormir. Karma fica feliz em ver Caolho e conta a ele que seu tio se envolveu com um chefão do crime americano e, como o acordo para dominar todo o mercado criminoso de Madripoor não saiu como planejado, esse mafioso americano enviou seu agente, Sr. Tira-Teima, para lidar com seu tio. Apesar de Caolho considerar essa situação adequada para Coy, ele concorda em salvá-lo do Sr. Tira-Teima pelo bem de Karma.

Depois de verificar suas fontes para descobrir o que puder sobre o Sr. Tira-Teima, Logan vigia o aeroporto de Madripoor. De fato, o Hulk chega e é forçado a carregar suas próprias malas quando seu manobrista se mostra incapaz de carregá-las. No entanto, ele se revela um assassino que aponta uma arma para Tira-Teima, mas quando atira à queima-roupa no rosto do Hulk, isso não faz nada além de irritar o brutamontes. Ele convoca um exército de homens, fazendo Logan perceber que não era o único esperando a chegada de Tira-Teima. Logan decide ajudar quando um dos capangas tenta matar uma jovem. Logan e o Hulk os repelem facilmente e, quando o Hulk segura uma granada explosiva, todos os agressores fogem apavorados. Querendo chegar ao seu hotel antes do nascer do sol, Tira-Teima paga Logan para levá-lo ao Hotel Soberano. Naquela manhã, Logan descobre o porquê: o Sr. Tira-Teima se transformou em um rosto muito familiar, Bruce Banner. Percebendo que está lidando com o Hulk, Logan se esforça ao máximo para não rir, pois vai achar esse trabalho quase divertido demais.


Esta história continua na próxima edição...


Notas de Continuidade.


1. O Hulk está cinza aqui. Este é o resultado de ele ter sido empurrado para um banho de nutrientes em Incredible Hulk #324. Ele assumiu sua identidade de "Joe Tira-Teima" em Incredible Hulk #347.

2.Nessa época, acreditava-se que os X-Men estavam mortos após Uncanny X-Men #227. Durante esse período, Logan se esforçou muito para manter essa farsa.

3. Isso ocorreu em Spider-Woman #43.

4. Wolverine e Hulk têm história. Até o momento, elas se entrelaçaram, cronologicamente, em Wolverine: Origins #28, Incredible Hulk #181 e Wolverine (Vol. 3) #50.