sábado, 26 de abril de 2025

"Problemas no Paraíso".


"O Hulk está ficando mais forte! Mas força não serve para nada contra meu poder hexagonal."

—Feiticeira Escarlate


Roteiro: John Byrne.
Arte: Ron Garney.
Nanquins: Dan Green.
Cores: Steve Buccellato.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort.


Data da capa: Outubro de 1999.
Publicado em 18 de agosto de 1999.


Nota: história inédita no Brasil.


Bruce Banner se encontra na comunidade criada pelo botânico Owen Candler. Após ouvir seu plano insano de substituir toda a vida na Terra por plantas duplicadas, Banner se recusou a concordar com o plano, mesmo com Owen tendo criado uma planta duplicada de sua falecida esposa Betty Ross. Em resposta, Candler e seus seguidores o jogaram no poço contendo União, a enorme planta criada a partir da Semente da Salvação de Candler. Antes que Banner pudesse pousar na enorme bocarra da criatura, Bruce Banner é resgatado pelo Visão, que chegou com seus companheiros Vingadores, Homem de Ferro, Feiticeira Escarlate e Magnum. Eles vieram para levar o Hulk à justiça por seus supostos ataques na cidade de Faulkner.

Chandler tenta convencer os Vingadores de sua grande missão, mas Banner alerta os heróis sobre seu plano insano. Para determinar se Candler está dizendo a verdade, o Homem de Ferro examina a área. Ele descobre que há uma energia psíquica de baixo nível presente em toda a área. Antes que eles possam descobrir o que é, Candler destrói o scanner do Homem de Ferro, o que revela a verdade que obscureceu todos os seguidores de Owen. Agarrando o braço de Candler e mostrando a "Betty" e aos outros seu colete, ele revela que todos são criaturas vegetais. Isso se torna evidente para os seguidores de Candler. Cansado, o Homem de Ferro ativa um dispositivo de interrupção que desconecta a energia psíquica das pessoas ao redor, fazendo com que todas se transformem em vida vegetal.

Ver sua "esposa" morrer pela segunda vez é o suficiente para deixar Bruce Banner furioso o suficiente para começar a se transformar no Hulk. Ele então dá um soco em Owen, fazendo-o voar pelo pântano. Os Vingadores então entram em ação para tentar conter o Hulk. Os quatro Vingadores só conseguem deixar o Hulk ainda mais furioso. A batalha deles também perturba a área o suficiente para que a União tente envolvê-los em seus tentáculos. Enquanto os Vingadores e o Hulk voltam sua atenção para lutar contra a União, a batalha é detectada por Tyrannus e seus seguidores, que tentam localizar o Hulk desde que ele escapou. Tyrannus então ordena a seus servos que se preparem para outra transferência mental com o Hulk. Quando seus Tiranóides expressam preocupação com sua segurança, Tryannus inicialmente os repreende por questionarem suas ordens, mas decide que um desligamento de emergência pode ser uma ideia segura, afinal.

Com o Hulk ocupado lutando contra a União, os Vingadores decidem encontrar Owen Chandler para tentar encontrar uma maneira de impedir sua criação. Ao encontrarem Candler, ele começa a perder sua forma humana, transformando-se em vida vegetal. Ele percebe, para seu horror, que a Semente da Salvação não salvou sua vida, mas a consumiu. Perdendo a razão pelo medo, Candler corre para os pântanos, onde encontra o Homem-Coisa. Seu medo avassalador faz com que Candler queime no pântano do Homem-Coisa, incinerando-o em um clarão de fogo. Com a morte de Candler, tudo o que foi tomado pela flor da União se desintegra, incluindo a matéria-prima do Homem-Coisa. Após a batalha, os Vingadores se perguntam para onde o Hulk teria ido.

Em meio a toda a confusão, o Hulk conseguiu saltar para longe o suficiente para despistar os Vingadores. A princípio, o Hulk pensa estar sozinho, mas ao avistar um avião passando e ver alguém saltando dele, ele logo suspeita que será atacado novamente em breve. Esse medo se justifica quando o Hulk é repentinamente confrontado pelo Wolverine.


Notas de Continuidade.


Esta não é Betty Ross, mas uma impostora. A verdadeira Betty Ross morreu de envenenamento por radiação em Incredible Hulk #466. Ela será eventualmente ressuscitada, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #62.

Falando em impostores, o homem que parece ser Wolverine é, na verdade, um impostor Skrull. Isso foi finalmente revelado em Uncanny X-Men #375. Como o impostor assumiu o lugar de Wolverine foi retratado em Wolverine (Vol. 2) #145.

O Hulk aparece em Contest of Champions II #15 e Black Panther (Vol. 3) #1517 entre as páginas 18 e 19 desta história.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #481.


"Novas vidas para velhas".


"Seu próprio jardinzinho de escravos e bajuladores, hein, Candler? Vocês não entendem? Você não é humano! Você é uma vida artificial, Candler, criada a partir de tecido vegetal mutante!"

—Bruce Banner


Roteiro: John Byrne.
Arte: Ron Garney.
Nanquins: Dan Green.
Cores: Steve Buccellato.
Letras: John Workman.
Editores: Tom Brevoort.


Data da capa: Setembro de 1999.
Publicado em 21 de julho de 1999.


Nota: história inédita no Brasil.


Sinopse: Com sangue nas mãos, o Hulk está fora de controle e mais perigoso do que nunca! E quando o Golias Verde se esconde nos Everglades da Flórida, ele percebe que não está seguro em lugar nenhum. Algo está lá — algo senciente e mortal!


O Hulk pousa no meio dos pântanos da Flórida, confuso e cansado, lembrando vagamente de como Tyrannus, de alguma forma, assumiu o controle dele. Exausto, o Hulk adormece e começa a se transformar em Bruce Banner. Sua presença é detectada pelo Homem-Coisa, que se aproxima da forma adormecida de Banner. No entanto, um grupo de pessoas que fizeram dos pântanos seu lar se aproxima, fazendo com que o monstro de lama desapareça de vista. Esses colonos ficam encantados ao ver que esse homem é Bruce Banner e o levam embora. Toda essa conversa causou um breve lampejo de memória na mente do Homem-Coisa, de sua vida passada como cientista Ted Sallis. Sallis estava tentando recriar o Soro do Supersoldado que criou o Capitão América. Fugindo daqueles que buscavam explorar sua descoberta, injetou-o em si mesmo enquanto fugia. Infelizmente, ele bateu seu jipe ​​no pântano e, por algum estranho acaso, foi transformado no Homem-Coisa. Ele então se lembra de sua memória mais recente, quando se fundiu com o Nexus de Todas as Realidades; no entanto, parte dele permaneceu para trás. Perturbado por esses pensamentos, o Homem-Coisa os ignora e vagueia de volta para o pântano.

Mais tarde, Bruce Banner acorda e se encontra em uma cabana cercada por pessoas. Para sua surpresa, uma dessas pessoas é, aparentemente, sua esposa Betty Ross. Bruce fica chocado, pois, até onde ele sabe, Betty está morta. Para obter respostas, Bruce é levado ao líder dessa comunidade, Owen Candler. Este é outro choque para Bruce, pois, até onde ele sabe, Owen Chandler já teria morrido de velhice há muito tempo. Candler promete a Bruce que revelará todas as respostas pela manhã e lhe diz para descansar um pouco. Caminhando com Betty, ele pede que ela lhe conte o que aconteceu, mas ela não trairá a confiança de Candler. Ela lhe diz que precisa ir, que o verá pela manhã e lhe diz para dormir um pouco. No entanto, com tantas perguntas sem respostas, o sono não vem facilmente. Ele decide dar uma olhada ao redor e não encontra nenhum vestígio de vida em nenhum lugar do assentamento. Em cada uma das cabanas, ele encontra estranhas massas de plantas. Ao verificar a cabana de Betty, fica chocado ao ver que ela também se transformou em uma planta estranha. Enquanto seu coração começa a bater forte, Bruce desmaia repentinamente em vez de se transformar no Hulk.

Enquanto isso, nas profundezas da Terra, Tyrannus tenta descobrir onde o Hulk está depois que o perderam de vista na Flórida. Quando seu segundo em comando não tem respostas, Tyrannus o mata e exige respostas de seu substituto. Na manhã seguinte, Bruce Banner é levado de volta a Owen Candler. Banner está furioso com suas descobertas e por ter sido drogado para impedir uma transformação no Hulk. Candler tenta explicar sua descoberta, a Semente da Salvação. Quando Bruce o acusa de criar plantas duplicatas de pessoas, os seguidores de Owen ficam rapidamente confusos. Chandler diz a seu povo para deixarem ele e Bruce em paz, instruindo-os a ignorar as palavras do estranho. Deixado sozinho, Candler ataca Banner, chamando-o de animal. Candler explica que a Semente da Salvação substituirá toda a vida por plantas e, assim, a paz na Terra. Banner acha isso uma loucura e desafia seu plano, decidindo que precisa provar a Banner a nobreza de seus objetivos. Ele explica que, em seus últimos anos, descobriu a Semente da Salvação, que o recriou como um homem mais jovem após sofrer um ataque cardíaco repentino. Aprendendo o que pôde, desenvolveu um meio de criar bio duplicatas de seres humanos com a semente, criando esta duplicata de Betty usando fotos e artigos para criar uma duplicata perfeita da falecida esposa de Bruce.

Mesmo depois de ouvir tudo isso, Banner não consegue se aliar a Owen Candler e seus objetivos insanos. Assim, Candler diz ao seu povo que Banner será dado de alimento à União. Eles então levam Bruce para uma parte cercada de sua comunidade. Do outro lado está a União, uma enorme flor carnívora.


Notas de Continuidade.


Esta história reconta a origem do Homem-Coisa como foi originalmente contada em Savage Tales #1.

O espírito de Ted Sallis fundiu-se recentemente com o Nexus de Todas as Realidades durante os eventos de Peter Parker: Spider-Man 1999 #1, deixando para trás o Homem-Coisa para continuar sua defesa do Nexus na Terra.

Esta não é Betty Ross, mas uma impostora. Betty morreu de envenenamento por radiação em Incredible Hulk #466. Ela eventualmente ressuscita, como visto em Incredible Hulk (Vol. 2) #62.

Hulk e Homem-Coisa já se encontraram antes. Isso ocorreu em Incredible Hulk #197-198, Incredible Hulk #389 e Incredible Hulk #427-428.


Numeração do Legado.

Com base no infográfico de renumeração do Legado da Marvel, esta edição corresponde a Incredible Hulk #480.