sábado, 28 de abril de 2012
Crítica de "Os Vingadores" by Hulkboy®
Antes de mais nada:
M.A.S. Q.U.E. F.I.L.M.E. F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou em puro êxtase, o filme teve senão me engano duas horas e meia de duração, mas valeu muuuuuuuuuito a pena!!!!!!!!!
Primeiramente:
este que vos fala, nunca viu uma sessão com um público pra lá de empolgado!
Inacreditável (é sério, não é brincadeira e tão pouco estou sendo forçado) a última sessão que o titio aqui compareceu nessa sexta-feira dia 27 de Abril de 2012 (data que se tornará inesquecível pra mim!) foi repleta de fãs de Os Vingadores, mas são aqueles fãs que não saem por aí trajados iguais aos personagens do filme e sim fãs que estavam lá para prestigiar um novo começo para esses personagens, e é claro que tinha um ou outro com alguma estampa (como no caso do Homem de Ferro e do Capitão América) mas nada forçado.
A fila foi insana! Uma única que se formou na última sessão (23:55) e o titio aqui berrando uma única palavra:
Hulk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Deixando a galera mais ansiosa (e eles ficaram!)
E o mais doido, todos se respeitavam entre si, mas dava pra sentir que assim como eu, a galera ansiava pra ver o Hulk, e é claro que soltei alguns "pequenos' spoilers, com a permissão da galera, tudo com bastante respeito, aliás eu jamais iria spolear do nada, sendo que na fila se encontravam pessoas que não queriam saber com antecedência a aventura épica no qual estariam prestes a presenciar! Mas, muito, muitos fãs que sabiam trocar ideias, e muito animados.
Por um momento achei que aquela fila que se formou no "Cinemark" iria se tornar o palco para um cenário de extrema catástrofe, assim como ficou a cidade de Nova Iorque após a invasão do exército do Loki!
No momento da entrada, putz cara, o que foi aquilo, todos tentando garantir o seu lugar assim como os óculos 3D! Mas foi tipo, aquele clímax em que você acredita que tudo que presenciará na telona acontecerá, e o impacto que esta transmitirá será bastante forte! (pessoas com problemas cardíacos, favor ir na sessão de dia de semana onde é mais calmo, pois Os Vingadores é como se você estivesse junto da Torcida do Corinthians, berrando o nome do seu jogador de futebol favorito e sentindo a adrenalina de toda a galera presente!)
Mas, vamos falar do filme em si:
ATENÇÃO: se caiu de gaiato aqui, fica precavido ou senta que lá vem SPOILERS:
O filme começa mostrando logo de cara o Cubo Cósmico (Tesseract) que a gente já viu no filme do Sentinela da Liberdade.
Loki, por obvio, como mostrado na cena bonús do Deus do Trovão, quer se apossar do Cubo, e ele consegue, e logo de cara dá um trabalhão danado pro Nick Fury e seus agentes da Shield, o vilão não poupa esforços, protagonizando cenas pra lá de violentas (mortes) e o primeiro a servir os seus propósitos é o Gavião Arqueiro, sendo facilmente controlado junto com o Professor (sim, aquele que toma umas biritas com o Thor no filme solo do loirão onde chegou a conhecer Bruce Banner antes deste dar sumiço ao ser caçado pela Shield) recrutado por Fury afim de analisar o Cubo, por fim eles facilitam a escapada de Loki e Fury não tem como detê-los.
Sem ter o que fazer diante de tamanha ameaça, Natasha Romanoff a pedido de Nick vai a procura do "grandão", sim ele mesmo, Bruce Banner, o Hulk!
Ela com uma tática pra lá de maldosa, usa uma pobre menininha para atrair a atenção de Bruce que estava vivendo na Índia/Calcuta (ajudando os necessitados, uma clara referência ao Banner da versão de Ang Lee interpretado por Eric Bana), mas sempre precavido com a Shield. E aqui vemos muito, mas muito de Bill Bixby no ator Mark Ruffalo, a forma como ele se expressa sem aquela "falsidade" mostrada por Norton ou o "sofrimento exagerado" de Eric Bana. Ruffalo incorpora com maestria tanto o Banner do antigo seriado de TV como o das histórias em quadrinhos, e ele parece realmente o Banner do seriado, Ruffalo praticamente o incorporou, fãs do antigo seriado televisivo do Hulk se sentirão bastante a vontade com o desempenho do Ruffalo, pois sua interpretação flui de uma forma bastante natural, é como se estivesse vendo um Bill Bixby amadurecido, aquele que não quer fugir a todo momento, e sim usar o Hulk para o bem.
Após sua primeira ameaça ao nosso planeta, Loki se vê vulnerável em frente de alguns heróis e acaba sendo capturado por Capitão América e Homem de Ferro, o Sentinela da Liberdade acaba ficando meio que "apertado" diante do poder de Loki, e assim o latinha oferece sua mão amiga. Loki é levado para a base da Shield sendo mantido numa jaula especialmente criada para prender o Hulk, Loki é escoltado por alguns agentes da Shield e Banner logo de cara percebe o sorriso maquiavélico do vilão notando que ele fará de tudo para descontrolá-lo, Loki já está ciente do monstro que há dentro de Bruce.
E um diálogo com Fury, Loki diz estar impressionado com a jaula que construíram, o que na certa não é pra ele e sim "para alguém muito mais poderoso que ele". Loki se refere a Bruce como, a fera que foi substituída pelo homem.
"Usar o Hulk para o bem" é algo que Tony Stark anseia em fazer em um diálogo deste com Bruce, onde Bruce responde, "mas você pode controlá-la (referindo-se ao comando da armadura)" enfim, uma referência ao primeiro telefilme do verdão, onde Banner diz ao Dr. Donald Blake, que ele pode controlar o Thor (o chama quando quer) já o Hulk, ele é incontrolável dependendo da ocasião! As referências prosseguem onde em um breve momento onde Banner diz a Stark que foi dificultoso para ele retornar a Nova Iorque, pois da última vez que esteve na cidade, o "outro cara" destruiu tudo por lá (referindo-se ao embate do Hulk com o Abominável)
O relacionamento entre os dois também é deveras interessante e muito original, pois pensava que eles não se entenderiam por nada, mas muito pelo contrário, Tony (Downey Jr. sempre dotado daquele humor fantástico) se diz um grande fã do Hulk, e tenta fazer com que Bruce use-o para o bem da humanidade, mesmo sendo uma tarefa bastante difícil, Stark até tenta provocar a transformação de Banner de uma forma bem humorada.
"Incontrolável" é a definição exata para definir o Hulk no primeiro momento em que ele aparece, onde antes disso é causado todo um conflito interno entre os membros da equipe, aqui não apenas o Loki (Deus da Íntriga) colaborou para causar todo o mal estar entre o grupo como também a diferença de egos, Capitão América chama o Homem de Ferro pro pau por causa de seu egocentrismo, e antes disso o Sentinela da Liberdade já tinha separado uma briga do Vingador Dourado contra o Deus do Trovão, onde o Homem de Ferro ataca o Thor desnecessariamente.
Aqui, Capitão América e Thor são os dois heróis que encaram a presente situação referente a invasão de Loki (irmão adotivo de Thor) de uma forma bastante séria, poupando piadas. Aliás, Thor tenta a todo momento fazer com que seu irmão bastardo abra os olhos e pense na barbaridade que está cometendo, Thor tenta trazer Loki para o bem, é como tentar levar um demônio para a igreja.
Nisso tudo, Banner já meio que percebe que o Hulk iria aflorar contra sua vontade, e em uma postura bastante direta ele explica como fez para manter seu alter ego sob controle, nada de yoga ou qualquer coisa do tipo para se manter calmo e sim permanecer sempre irado! Essa ideia genial da Marvel que meio que "aproveitou" aquele sorrisinho sinistro que o Banner (Edward Norton) dá antes do diálogo do General Ross com Tony Stark no último filme solo do verdão de 2008 somando com a atuação impecável por parte de Mark Ruffalo já te deixa com o coração na mão se Bruce Banner vai ou não se transformar no Hulk e se transformado, como o Hulk estará? Mais insano? Muito mais perigoso e ameaçador que antes? Banner teria dado um objetivo ao Golias Esmeralda (como o Banner de Edward Norton fez no último onde o Hulk impede a devastação causada pelo Abominável)
O clima entre os personagens se torna tão tenso, que é impossível evitar, Fury fica sem alternativas e se mostra bastante desconfortável com Bruce dentro da base, graças a Viúva Negra que de alguma forma manipulada por Loki, faz questão de abrir a boca na hora errada ainda mais quando se tenta testar o temperamento de um cientista que pode se transformar em um monstro de verde e botar toda a base abaixo. Fury se prepara e toma todos os cuidados necessários para que Bruce seja removido da base caso aconteça o inesperado. Já o Loki, só tende a desfrutar de um prazer inigualável com o ocorrido, aliás falando nele, o momento em que este se refere a Viúva Negra como "Vadia" é algo que simplesmente humilha o Coringa do Heath Ledger de O Cavaleiro das Trevas, tornando-o até mais maquiavélico do que ele é nas histórias em quadrinhos!
Falando no todo hype Cavaleiro das Trevas, aqui Joss Whedon mostra uma reviravolta sensacional, muuuuuuuito melhor do que qualquer coisa que o diretor Christopher Nolan tenha mostrado nessa versão obscura do Batman. Ao adentrar na mente da Viúva Negra revelando assim todo o passado obscuro desta, Loki dá praticamente todas as coordenadas necessárias do que seriam seus objetivos na terra, e todos ficam a par, mas o conflito interno entre o grupo é inevitável!
Gavião Arqueiro inicia um atáque ao porta aviões da Shield, Banner sente que tudo está prestes a desabar e luta para não se transformar no "outro cara", mas é inevitável, a transformação é demorada e bastante tensa, provocando um clímax de puro desespero, onde antes mesmo da mudança, Banner olha a para Viúva Negra onde esta jura pela sua vida que não tinha intenção de provocar a transformação do atormentado cientista, Banner em seus últimos momentos como um "simples humano" responde com uma voz gutural: "Sua vida?". Pronto, Bruce Banner não está mais ali, agora só há o Hulk!
O Hulk corre atrás de Natasha, ela tenta se esconder mas o verdão a encontra, e bastante enfurecido, a joga no chão! Dá pra notar algumas claras referências ao último filme do Hulk de 2008 onde o Hulk aparece na fábrica de engarrafamento no Rio de Janeiro em meio a escuridão, onde não dá para vê-lo direito e sim o monstro esmagando o Bope, ouvindo-se passos gigantescos, urros grotescos, causando assim um forte abalo, onde a intenção do diretor (Louis Leterrier) foi mostrar uma aparição do Hulk em clima de filme de horror.
Os urros do Hulk fazem jus a sua imagem de monstro primitivo, onde podemos ver que a junção da computação gráfica de 2003 com a de 2008 funciona perfeitamente simplesmente por causa do ator, onde finalmente podemos ver toda sua feição lá! Se a CGI em alguns momentos torna o Hulk um personagem de Game, por outro a perfôrmance do Ruffalo dá toda uma cara nova ao personagem!
Thor intervém no momento em que o Hulk está prestes a dar um fim na Viúva Negra, mas é inútil, o loirão tenta encarar o Hulk no braço mas leva a pior, a princípio o Deus do Trovão evite um confronto com o Golias Verde mas toma várias, mas várias porradas do Hulk até sofrer sangramento nasal, uma ótima referência as histórias em quadrinhos mais precisamente as antigas vistas no próprio título do Thor onde o loiro apanha tanto do Hulk, que seu nariz sangra! E no filme, mesmo estando em desvantagem no braço, Thor não arreda o pé e só com a ajuda do Mjolnir consegue dar um chega pra lá no Hulk, mas ele faz muuuuuuuita pouca diferença, pra falar a verdade, Thor sentiu que pesou pro lado dele e que pra fazer frente com o Hulk tem que aguentar tomar muita porrada!
Como roteirista de histórias em quadrinhos, Joss Whedon segue cuidadosamente cada passo respeitando o que foi mostrado nas hqs, ou seja, Os Vingadores é praticamente um gibizão!
Como não poderia deixar de ser, o Hulk tenta levantar o martelo de Thor e não consegue, enfurecido o verdão parte rumo ao seu próximo alvo, um jato combatente da Shield, o piloto se salva por um triz e assim Hulk desaparece e os heróis são obrigados a esquecer suas diferenças e impedir que o porta aviões venha abaixo.
Loki se aproveita disso e causa uma morte que deixa Fury abalado, ele empala o Agente Coulson com sua estaca, Coulson é o mesmo que fez todos esses super seres se reunirem no projeto "Iniciativa dos Vingadores" (onde primeiramente acabou não dando certo, pois Stark com aquele seu gênio foi o que mais dificultou para que o projeto se concretizasse) e fã assíduo do Capitão América, colecionando até álbum de figurinhas deste da época da Segunda Guerra Mundial.
Passada a tragédia, os heróis sentem na pele a perda do agente e acabam chegando a conclusão de que algo deve ser feito para impedir uma catástrofe.
Um dos edifícios da Stark Interprise é usado como isca para atrair Loki.
Longe dali, Bruce Banner é encontrado entre uma cratera com suas roupas devidamente rasgadas, e um momento deveras interessante, sob as palavras de um senhor, é dito que no momento em que o Hulk aterrissou ali, ele poderia ter destruído tudo, por sua mira ser infalível! Outra referência aos quadrinhos, aliás, quantas vezes nós já vimos o Hulk mirando e acertando o alvo em cheio? Banner pergunta se o verdão chegou a machucar alguém, não, ninguém se feriu.
Se Loki tem o seu exército de Chitauris, os Vingadores (Os super-heróis mais poderosos da terra, onde segundo Stark, de uma forma bastante debochada, diz que é assim que eles se chamam) tem o Hulk! Diálogo que já entrou para a história!
Nisso, Loki desfruta da chegada dos Chitauris (Aliens) ao nosso planeta, e o caos se forma, ainda separados, os heróis tentam de tudo para impedir a catástrofe, e eles sofrem, precisam do "grandão" e onde estás? Banner reaparece de uma forma impagável, guiando uma lombreta bem velha e roupas idem, e não é que ele aparece pra salvar a pátria? E ainda resume ao Capitão América onde este diz, "agora é uma boa hora para ficar com raiva" e assim Banner responde: "esse é o meu segredo, eu estou sempre com raiva!" que serviu como um excelente upgrade para o verdão dar aquela guinada em sua trajetória tanto no cinema como nos quadrinhos, Ruffalo é simplesmente fenomenal, espero um dia comprimentá-lo.
Bruce caminha em direção a Serpente Prateada (vista no Trailer) e controladamente deixa seu alter ego esverdeado aflorar, é de ir a loucura, eu berrei e todos ao meu lado ficaram hipnotizados, o Hulk destrói a Serpente facilitando assim o trabalho dos heróis, e nesse momento a trilha sonora por parte de Alan Silvestri é brilhante! O Hulk rouba a cena, tornando o filme muito melhor do que já estava!
E o Capitão América ordena que o verdão esmague, e é isso que o Hulk faz! Não apenas dá conta dos Aliens como também no momento em que ele se encontra com Loki dá uma sova no vilão que é de lavar a alma, pois a gente sabe que Loki merecia isso e muito mais! A surra vem antes mesmo do Deus da Trapaça terminar uma frase na intenção de chamar o Hulk de criatura bestial, essa é uma das cenas mais politicamente incorretas já vistas em um uma adaptação cinematográfica de histórias em quadrinhos!!!!!!!!!!! Hulk faz do Loki uma simples boneca de pano, fazendo-o beijar o pavimento! E todos da sala aplaudiram! E para os fãs do verdão, há também outro desses momentos impagáveis onde o Hulk manda um "chega pra lá" no Thor, usando de humor negro, mostrando que o Thor é saco de pancadas do verdão huahuauhauhauha cara, é só vendo para crer!!!!!!!!!!
Ponto para Tony Stark, onde este se sacrifica para salvar Nova Iorque, sacrifício não é o forte do playboy, mas ele faz bonito, aliás ha cenas em que ele é jogado por Loki do topo da Stark Interprise e subitamente aciona o comando de sua armadura, a cena é muito bem feita, Downey Jr, é muito foda, merece todos os méritos! E percebi que o Fury, depois da perda do Coulson não terá aquela mesma garra para comandar os Vingadores, acredito que o Stark se torne sub-diretor da Shield (assim como ocorreu nas histórias em quadrinhos) na sequência do filme que acontecerá daqui a dois anos.
As cenas com a Viúva Negra infelizmente são as mais fracas, Gavião Arqueiro não tem lá uma graaaaaaaande participação, mas ele faz bonito, e evita o excesso de piadas desnecessárias mostrando toda sua habilidade, sendo bastante preciso ao lidar com os Aliens, o que não se pode dizer o mesmo por parte da Viúva Negra, bom ela é habilidosa, mas em algumas cenas não convencem (como no confronto com os Chitauris). Há um romance entre os dois, mas na boa? Piegas, e eles também lutam, mas nada comparado a atuação do resto dos personagens.
Mais uma cena impagável do Hulk, Homem de Ferro permanece inconsciênte e sabem como ele volta a si? Com um urro do Hulk!!!!!!! Hulk está muuuuuuuuuito monstrengo nesse filme (e ainda mais com a ajuda do grande Lou Ferrigno que emprestou novamente sua voz ao personagem) mas um monstrengo que sabe pra onde direcionar toda essa fúria desde é claro, que o Banner não se descontrole! Nem tem o que falar, o verdão literalmente rouba cada cena do filme, botando muitos monstros de CGI por aí no chinelo! Eu e todos os fãs do Golias Esmeralda só temos motivos para festejar com a atuação do verdão nesse filme! Nunca vi nada igual, pelo menos não nesse novo milênio!
Há várias referências magníficas, como jogos antigos de ATARI, Adolf Hitler, Papa Léguas onde algumas delas é vista na atuação de Robert Downey Jr. A referencia a Hitler corre no momento em que Loki faz os humanos se ajoelharem perante ele, Capitão América o taxa como Hitler mas menciona o seu nome.
Falando no Sentinela da Liberdade, ele faz jus ao uniforme, comanda a equipe como ninguém mesmo arriscando sua própria vida e conquistando assim o respeito dos demais!
O mestre Stan Lee como sempre faz sua pequena ponta, como um velhinho que não acredita em super-heróis.
Outra clássica referencia ao Hulk, é no momento em que o povo da cidade de Nova Iorque o ovaciona com cartazes e tudo mais, lembrando bastante o período nas histórias em quadrinhos em que o Hulk recebe o perdão presidencial após livrar nosso planeta de uma ameaça alienígena!
O último filme do verdão de 2008 é mencionado tendo lá sua importância, assim como todos as adaptações solos dos demais personagens, a gente sente mais a importância desse filme do Hulk em Os Vingadores do que nele próprio, o que agora, dá mais vontade de assistir ou melhor, até a versão do Ang Lee vale uma releitura, onde ambos apesar de tudo tiveram lá suas devidas importâncias (tanto em computação gráfica como no desempenho e na iniciativa por parte dos atores e dos diretores) aliás não poderia ser diferente, pois graças a eles que as portas para Os Vingadores de Joss Whedon se abriram e finalmente pudemos ver o Hulk sendo muito bem tratado e por fim visto de forma bastante respeitosa perante os fãs e até do público que o desconhecia. Whedon conseguiu somar os principais elementos dos dois filmes criando assim um Hulk bastante original!
Outro momento fantástico por parte do Ruffalo (como vêem são muitos, o post teve de ser editado várias vezes) é quando Banner sai de cena, nada miserável ou pra baixo como visto nos quadrinhos, no antigo seriado televisivo e nos dois filmes. Ele sai com estilo! Onde Stark aproveita e lhe dá uma carona em seu luxuoso conversível, sensacional!!!!!!!!!!
Thor leva seu irmão bastardo para viver junto dele em Asgard e por fim, cada um segue seu caminho, mas muito em breve terão que se reunir novamente, pois dependendo da ameaça, Fury e a Shield não poderão dar conta e sim somente, Os Vingadores!
Maria Hill também teve lá sua grande importância, ela se mostra bastante afetada coma presente situação.
Quanto ao efeito 3D, tanto em terceira dimensão ou normal (2D) a experiência é igual, nada descaracteriza o filme. Mas dessa vez eu particularmente prefiro ele em 2D, a única sensação que você tem com o efeito tridimensional é algumas flechas do Gavião Arqueiro que vêem em sua direção e é claro, os Trailer, mais precisamente as animais infantis.
Pelo que vi, filme foi todo convertido em IMAX-3D e é assim que ele será no DVD, você pode rever toda essa emoção e até mais!
Enfim velho, o filme é bom pra cacete! É o melhor da Marvel sem a menor sombra de dúvidas, todos estão lá, todos fazem bonito em seus papeis e mesmos os personagens menos relevantes para o desenvolvimento da trama tiveram de alguma forma ou outra sua devida importância (claro que o Hulk roubou a cena, mas fazer o que, Hulk é o melhor!!!!!!!!), dá até até gosto de fazer uma crítica dele, há muito para se comentar de tão épico que foi, tipo de filme que jamais será esquecido pelos fãs de quadrinhos, ele aponta diretamente para um outro nível, muito mais audacioso que a DC com o seu The Dark Knight (Cavaleiro das Trevas) eu dúvido que a Sra. DC consiga bater a Marvel com a sequência de O Cavaleiro das Trevas que acontecerá nesse mesmo ano, muuuuuuuuuito difícil, se conseguir igualar será muito!
Como já foi mostrado aqui, a Marvel dará um tempo com as adaptações solos do verdão, como ele teve uma excelente aceitação em Os Vingadores é claro que não faltará oportunidades para um "Incrível Hulk 2" mas ele terá o seu momento certo para acontecer, não será já, como bem disse o chefão do Marvel Studios, Kevin Feige. Mas quem sabe, o Hulk está sendo tão bem falado, que Joss Whedon pode partir para um Incrível Hulk, e mais, se depender do Ruffalo ele já está pronto pra outra!
E que a Marvel mantenha o Mark Ruffalo como Bruce Banner e Deus permita que ele não tenha nenhum problema com eles, como aconteceu com o Edward Norton, que foi vetado por falta de espírito de colaboração. E a gente vê que o Ruffalo é um ator bastante humilde e simpático, ele tem toda essa humildade, bom humor e positividade que Bill Bixby tinha de sobra. Aliás, todo o momento eu pensei que o desempenho impecável por parte do Ruffalo foi com a força que o próprio Bill Bixby mandou pra ele, inacreditável!!!!
Se um dia o mundo acabar, será dessa forma mostrada por Joss Whedon em Os Vingadores.
NOTA 10!!!!!!!!!!
Ps: sim, Thanos dá as caras na cena bonús pós os créditos principais (não precisa aguardar até o final dos créditos finais), aliás todo esse exército de Chitauris foi por base de um trato que Loki fez com ele de invadir nosso planeta, que aliás, invasão meeeeeeeesmo acontecerá quando o Thanos aterrissar por aqui, onde a invasão será muito maior. O vilão diz de uma forma bastante sinistra, que a humanidade já está consumada ou seja, mais catástrofes estarão por vir!
Se tivermos Joss Whedon no roteiro, há grandes chances do Thanos fugir de um confronto direto (físico) com o Hulk huahuauhauha!
Então não seja um daqueles que, no momento em que o filme termina sai correndo da sala, senta e espera! Ainda mais quando os créditos principais passam muito rapidamente, (pois o filme se inicia com um prólogo e em seguida vem o título mas sem os créditos iniciais, eles só aparecem no final) e quando há uma aparição especial que é mostrada sem delongas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O Verdão arrebenta mesmo.E todo o Suspense e Expectativa é direcionado à sua Aparição.E melhor:Um misto de Hulk Selvagem,inicialmente,com o Hulk Sarcástico,no Final.O Verdão foi Honrado!
Postar um comentário